21 Cervejas para o inverno

É nessa época do ano que você pode descobrir novos sabores e rótulos

O frio está aí e as baixas temperaturas pedem que você deixe a loira gelada de lado para investir em bebidas mais quentes, certo? Errado! É nessa época do ano que você pode descobrir novos sabores e rótulos, investindo em cervejas para o inverno.

+ Confira as vencedoras do 1º Concurso Brasileiro de Cervejas
+ Saiba como harmonizar cerveja com chocolate

A diferença aqui é na escolha dos estilos. Para os dias frios, as cervejas recomendadas são as de teor alcoólico mais elevado – que promovem a sensação de aquecimento – e sabores mais intensos e complexos (com rótulos até envelhecidos em barris), como uma Stout, Tripel e Barley Wine, por exemplo.

Contrapondo as ditas ‘pilsen’ brasileiras, que apostam na refrescância e em temperaturas geladas, essas cervejas devem ser degustadas acima de 6 graus para melhor apreciação (algumas até são cervejas de guarda). Por isso mesmo, algumas cervejarias apostam em cervejas sazonais para essa época do ano.

Confira algumas sugestões de cervejas para o inverno:

1. Baden Baden Chocolate (6% ABV)

Baden Baden Chocolate Cervejas para o inverno
Estilo: Specialty Beer

Apesar do nome, essa cerveja não leva chocolate em sua fórmula. Para ter o aroma do doce, a Baden Baden ganha cacau na sua fervura e baunilha na sua maturação, além dos tradicionais malte de cevada e trigo. Conserva um amargor característico dos maltes tostados e lúpulo, e harmoniza com brownie, petit gateau e chocolate branco.

2. Bier Hoff Jerimoon (8% ABV)

Leonardo Filomeno

Estilo: Wood-Aged Beer

Pode parecer estranho e exótico por essas bandas, mas cervejas feitas com abóbora há muito tempo fazem parte da tradição dos países em que a festa de Halloween é comemorada, principalmente nos Estados Unidos.

A cervejaria curitibana apostou no estilo estrangeiro, produzindo com a combinação de cinco tipos de malte importados, abóbora caramelizada, além de especiarias como canela, gengibre, cravo, noz-moscada e pimenta da Jamaica. Tem notas marcantes de cravo e abóbora, lembra bastante o doce de abóbora com coco, com um toque de picância. O final fica maltado, com um sutil amargor.

3. Cafuza (9% ABV)

Leonardo Filomeno

Estilo: Black IPA

Outra cerveja caseira que ganhou fama até ir para a produção em fábrica. Ela é uma mistura entre uma Imperial India Pale Ale com maltes escuros de uma Stout, resultando em uma mistura de aromas e sabores que apresentam café, chocolate, caramelo e aromas cítricos. Foi considerada por muitos a melhor cerveja de panela.

4. Bambergerator (8,2% ABV)

Bambergerator Cervejas para o inverno
Estilo: Doppelbock

Essa Doppelbock da Bamberg é sazonal e tem como destaque a presença de malte, tanto no aroma quanto no sabor. O lúpulo equilibra a doçura do malte e deixa a cerveja bem mais palatável. Apesar do alto teor alcoólico, ele não predomina no aroma e no sabor, oferecendo a sensação de calor necessária para uma cerveja de inverno.

5. Tupiniquim/Evil Twin Brazil Metro Man Imperial Stout (10,7% ABV)

Tupiniquim_Evil Twin Brazil Metro Man Imperial Stout
Estilo: Russian Imperial Stout

Uma cerveja colaborativa feita entre a dinamarquesa Evil Twin e a brasileira Tupiniquim. Coloração negra, creme de boa formação e média persistência, no aroma notas de café, chocolate amargo e caramelo sendo sentidos também no sabor. O final é suavemente amargo. Vai bem com queijo brie, gouda e cheddar; lombo de porco, feijoada e churrasco.

6. Dum Petroleum (12% ABV)

Leonardo Filomeno

Estilo: Russian Imperial Stout

A receita foi feita por cervejeiros caseiros quando ainda não existia Imperial Stout fabricada no Brasil. Ela é uma bebida negra como o petróleo e leva adição de cacau e aveia. O resultado são notas aromáticas de café e chocolate meio amargo, vindo dos maltes tostados e da adição do cacau belga.

7. Wäls Quadruppel (11% ABV)

Wals quadrupel Cervejas para o inverno
Estilo: Belgian Quadruppel

Com toda a tradição belga, a Quadruppel é uma cerveja para quem busca grandes experiências sensoriais. A breja é maturada com chips de carvalho francês embebidos em legítima cachaça mineira. Com um aroma frutado e picante, o rótulo é elaborado com diversos tipos de maltes, lúpulos e leveduras de características belgas.

8. Colorado Ithaca (10,5% ABV)

Colorado Ithaca Cervejas para o inverno
Estilo: Russian Imperial Stout

Apesar de brasileira, essa Imperial Stout é do estilo tipicamente inglês. A Ithaca é uma cerveja de alta fermentação, com alto teor alcoólico, elaborada com generosas quantidades de malte e lúpulo, somado com o toque da rapadura queimada, genuinamente brasileira. O rótulo conquistou medalha de ouro na categoria British-Style Imperial Stout no Festival Brasileiro da Cerveja de 2014.

9. Meia Noite Júpiter (6,5% ABV)

Leonardo Filomeno

Estilo: Porter

A cerveja brasileira Júpiter Meia Noite Robust Porter é uma Porter mais encorpada devido à presença de aveia, notas amadeiradas pela maturação com carvalho e baixo amargor. Conquistou a medalha de ouro na categoria Porter, no Festival Brasileiro de 2015. Líquido marrom escuro, pouca formação de espuma, tem aroma de café, baunilha e torrefação. Vai bem com carnes grelhadas e queijo parmesão.

10. Brooklyn Black Chocolate Stout (10% ABV)

Leonardo Filomeno

Estilo: Russian Imperial Stout

A cerveja sazonal da Brooklyn conta com uma coloração escura e espuma marrom de média formação. No aroma, café, chocolate amargo e frutas secas. No sabor, acompanha chocolate, café expresso, toffee e um amargor intenso do lúpulo.

11. Eisenbahn Dunkel (4,8% ABV)

Eisenbahn Dunkel Cervejas para o inverno
Estilo: Schwarzbier

Própria para as baixas temperaturas, essa Dunkel é do tipo Lager, de baixa fermentação, e leva em sua receita cinco tipos diferentes de maltes importados. O resultado é um paladar e aroma com notas de torrefação que lembram café. É uma das cervejas brasileiras mais premiadas em concursos internacionais.

12. Bamberg Rauchbier (5,2% ABV)

Leonardo Filomeno

Estilo: Rauchbier

A cerveja brasileira com maior número de prêmios conquistados aposta em um estilo Alemão peculiar. Tanto no aroma como no paladar, é o defumado que se destaca. Uma boa opção para acompanhar feijoada e embutidos.

13. Gouden Carolus Tripel (9% ABV)

Gouden Carolus Tripel Cervejas para o inverno
Estilo: Belgian Tripel

Produzida com ingredientes nobres, lúpulos apenas de origem belga e refermentada na garrafa, esta cerveja de cor dourada possui graduação alcoólica de 9%. O colarinho da cerveja produzida na Bélgica é denso e cremoso, e o sabor levemente adocicado no final.

14. Guinness (4,1% ABV)

Guinness Cervejas para o inverno
Estilo: Dry Stout

A tradicional cerveja irlandesa é uma ótima pedida para o inverno. A breja do tipo stout tem alta fermentação, é feita com malte torrado, que lhe oferece sua marcante cor rubi-vermelho escura e um paladar tostado. Outro destaque é o tipo de lúpulo utilizado, que confere ao rótulo um balanço entre o amargor e a doçura.

15. Perigosa (9,2% ABV)

Leonardo Filomeno

Estilo: Imperial IPA

A premiada cervejaria Bodebrown criou essa cerveja no estilo norte americano para satisfazer as necessidades dos aficionados por lúpulo, por produtos cada vez mais intensos. Desenvolvida em 2010, para fazer parte da linha de cervejas extremas da Bodebrown, foi a 1ª cerveja Imperial IPA registrada e produzida no Brasil.

16. Cerveja Leffe Brown (6,5% ABV)

Leffe Brown Cervejas para o inverno
Estilo: Belgian Strong Ale

Produzida desde o século 13 pelos monges da Abadia Belga de Leffe, o rótulo apresenta uma interessante combinação de aroma de caramelo torrado com um leve toque adocicado ao final. Harmoniza com pratos condimentados e agridoces.

17. Hop Arábica (5% ABV)

Leonardo Filomeno

Estilo: American Pale Ale

A cerveja leva um café especial, cultivado na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Ao contrário do que se pensa, a bebida tem a coloração dourada. Conta com um intenso aroma de café, acompanhando o cítrico. No paladar, soma-se o caramelo. Final seco. Conquistou ouro no Concurso Brasileiro de Cerveja 2015.

18. Baden Baden Celebration Inverno (8% ABV)

Leonardo Filomeno

Estilo: Doppelbock

Edição limitada, este rótulo foi elaborado especialmente para o inverno. Com a cor castanho escuro, aroma de maltes torrados, remete a chocolate e café. É indicada para acompanhar feijoada, carnes vermelhas, carnes de porco e queijos parmesão, roquefort e gorgonzola.

19. Way Amburana Lager (8,4% ABV)

Leonardo Filomeno

Estilo: Wood-Aged Beer

Para você que curte tomar whisky ou cachaça envelhecida, por que não cerveja? Este rótulo foi maturado em uma madeira tipicamente brasileira: a Amburana. O resultado é uma cerveja escura, com notas de caramelo, frutas escuras e cachaça. Combina com carne vermelha e sobremesas que contenham chocolate.

20. Bodebrown Wee Heavy (8% ABV)

Bodebrown wee heavy Cervejas para o inverno
Estilo: Wood-Aged Beer

A Bodebrown foi buscar inspiração nas cervejas escocesas da região de Dunbar, Alloa e Edinburgh para criar este rótulo. Maturou durante 6 meses em dornas de amburana de 750 litros, anteriormente usadas para a produção de cachaça pela cachaçaria Weber Haus. Com coloração marrom-avermelhada, tem aroma de toffe e doce de leite, baunilha, chocolate e um toque de cachaça.

21. Kasteel Winter Ale (11% ABV)

Kasteel Winter Ale - a cerveja perfeita para os dias frios 2
Estilo: Belgian Strong Dark Ale

Rótulo sazonal, seu sucesso foi tamanho que logo tornou-se parte da linha regular de suas cervejas. Com uma tonalidade de marrom rubi intenso, o aroma apresenta notas intensas de café, chocolate, caramelo e um teor alcoólico aquecedor.

O sabor permanece com a forte presença do café e chocolate, seguido pelo toffee. O amargor é suave e seco, a percepção alcoólica é notada, mas sem agredir, levado pelas notas de rum e baunilha. A bebida lembra muito um moccacino gelado.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »