28 Cervejas brasileiras de destaque em 2014

Confira o que melhor rolou no universo cervejeiro nacional

Sem sombra de dúvidas, 2014 foi o ano com muitas coisas para se comemorar no mercado cervejeiro nacional. As nossas micro cervejarias conquistaram diversos prêmios internacionais, inúmeros rótulos chegaram às prateleiras e várias parcerias entre cervejarias do país e do exterior aconteceram. Isto, sem falar nos festivais que pipocaram pelo Brasil a fora, comprovando que existe um público com muita sede para conhecer e degustar boas cervejas.

30 Cervejas Belgas que você tem que beber antes de morrer
20 Cervejas IPAs que você tem que conhecer

+ Conheça as cervejas premiadas no Festival Brasileiro de Cerveja 2014

Se você acompanhou o MHM, viu muita notícia boa, lançamentos, degustações, festivais cervejeiros e até o nosso aprofundamento no assunto (como a minha formação de sommelier de cerveja). Pode esperar, em 2015 muito mais coisas virão.

Decidi reunir aqui algumas cervejas brasileiras que se destacaram em 2014, baseada em premiações, degustações, impressões minhas e de conhecidos. Se você não provou nenhuma delas ainda, não perca tempo! Corra para um bom bar, reserve online e diga para a gente: qual foi a melhor cerveja de 2014?

Dubbel e Quadruppel Wäls

28 Cervejas brasileiras de destaque em 2014 2
A cervejaria mineira merece o maior destaque neste ano por chegar aonde nenhuma outra cervejaria brasileira já chegou. Ela conquistou o primeiro ouro da história do Brasil no World Beer Cup 2014, o maior concurso cervejeiro do mundo. O rótulo premiado foi a Dubbel, na categoria Belgian-Style Dubbel.

De quebra, ainda levou prata na categoria Belgian-Style Ale, com sua Quadruppel. Um grande passo para a nossas micro cervejarias e para o mercado cervejeiro nacional.

Double Vienna Brut

André Junqueira pegou seu rótulo premiado, a Double Vienna, e decidiu fazer o estilo Brut (método semelhante ao champanhe). Esta conta com mais malte caramelado e uma presença maior de lúpulo, o diferencial para o estilo.

Bohemia com ingredientes brasileiros

28 Cervejas brasileiras de destaque em 2014 4
A cervejaria da gigante Ambev surpreendeu a todos este ano. Depois de lançar uma cerveja de guarda (Reserva Barley Wine), a Bohemia saiu do marasmo e divulgou suas três novidades feitas com ingredientes brasileiros: JabutIPA (IPA com jabuticaba), Bela Rosa (Witbier com pimenta rosa) e Caá-Yari (Belgian Blond Ale com erva mate). O lançamento alvoroçou o mercado cervejeiro.

Colorado Vixnu Victoria

A cervejaria que conquistou mais medalhas de Ouro no Festival Brasileiro de Cervejas (Colorado Ithaca, Colorado Vixnu e Colorado Ithaca Oak Aged), teve um 2014 bem positivo. Quero destacar o rótulo feito em parceria com a Cervejaria Antares, usando o lúpulo aromático Victória, resultando na cerveja Colorado Vixnu Victoria.

Cafuza

28 Cervejas brasileiras de destaque em 2014 3
A mítica cerveja que nasceu de maneira caseira ganhou uma produção artesanal em série. Criada por Bruno Moreno e Leonardo Satt, esta Imperial India Black Ale conquistou os paladares dos cervejeiros de plantão, sendo obrigatória sua presença nesta lista.

Tupiniquim: Saison de Caju

Fruto da parceria com a cervejaria norte-americana Stillwater, o resultado foi uma cerveja com ingredientes brasileiros e que conquistou vários prêmios ao longo do ano: ouro no Mondial de la Biere, o título de melhor cerveja da Copa Cervezas de América 2014 e o bronze na South beer Cup.

Açaí Stout

28 Cervejas brasileiras de destaque em 2014 5
A grande vencedora do Festival Brasileiro da Cerveja foi a Açaí Stout, da Amazon Beer, eleita cerveja do ano. Ela recebeu 91 dos 100 pontos e ganhou o título de melhor cerveja do Brasil em 2014. O estilo da cerveja é o Sweet Stout, com a famosa fruta amazônica.

Baden Baden Bock, Weiss e 15 anos

A cervejaria de Campos do Jordão também angariou duas medalhas no World Beer Awards 2014, com seus respectivos Baden Baden Bock (Best Bock) e Baden Baden Weiss (Bavarian Hefeweiss). Mas, o grande destaque da marca fica por conta da sua edição comemorativa de 15 anos, no estilo Heller Bock, é uma das primeiras cervejas brasileiras feita com lúpulo brasileiro.

Bodebrown Double Perigosa

28 Cervejas brasileiras de destaque em 2014 6
A cervejaria curitibana é famosa por suas premiações nos concursos que participa, incluindo o de Melhor Cervejaria do Ano pelo Festival Brasileiro de Cerveja. Com seus rótulos com maior teor alcoólico e complexidade não poderia ficar de fora dessa lista.

A nossa indicada é a Cerveja Double Perigosa Wood Aged – uma versão mais potente da premiada cerveja, agora envelhecida em barril de carvalho francês que foi anteriormente utilizado para fazer vinho do tipo Cabernet Sauvignon.

Weird Barrel Brewing Naught Grog

Ribeirão Preto, a terra das cervejarias, ganhou mais uma este ano, a Weird Barrel Brewing, do empresário Rafael Moschetta e João Becker (ambos ex-cervejaria Colorado). Com uma pegada em cervejas Ales incomuns, chegou a Naught Grog, uma Black IPA envelhecida em barril de Rum. Ganhou o paladar e ainda uma medalha de Ouro do Mondial de La Biere, realizado no Rio de Janeiro.

Eisenbahn Weizenbock e Saison

28 Cervejas brasileiras de destaque em 2014 9
O ano de 2014 foi bem produtivo para a cervejaria Eisenbahn. Começou com a marca ganhando o título de melhor cerveja de trigo, com sua Weizenbock, no World beer Awards 2014. Terminou com a cervejaria lançando uma edição limitada do estilo Saison, feita com pimenta-rosa e frutas vermelhas, para o verão.

Vertigem

O que era para ser uma cerveja sazonal para a Copa do Mundo, acabou entrando no cardápio da cervejaria Mistura Clássica. O resultado foi uma medalha de ouro para esta aromática e refrescante IPA, no Mondial de La Bière 2014.

Dama Bier American Lager

É possível fazer uma American Lager com personalidade? A cervejaria Dama comprovou isto com sua edição especial lançada na época da Copa do Mundo. O destaque do rótulo foi o lúpulo Citra utilizado na técnica dry hopping, proporcionando um aroma citrico e cheio de personalidade, para combater as lagers sem sabor e tomadas estupidamente geladas.

Way Beer Sour Me Not!

28 Cervejas brasileiras de destaque em 2014 7
Antes da invasão das saisons brasileiras nas prateleiras, a cervejaria Way trouxe ao mercado três rótulos ácidos, seco, em um estilo de pouca produção no Brasil: sour. Ingredientes como Acerola, Morango e Graviola mostraram que existe um mundo vasto de cervejas refrescantes e tropicais sem passar pelas American Lagers ou Pilsen.

Hop Arabica

Unindo as duas grandes paixões brasileiras: cerveja (Hop: lúpulo em inglês) e o café (Arabica, nome científico da planta do café), a Morada Etílica marcou um golaço! Diferente do que você costumeiramente vê, esta cerveja não é feita com café torrado, e sim verde, oferecendo uma harmonia entre os aromas do café e dos lúpulos frutados.

Habanero Dubbel e Chipotle Porter

Um dos destaques deste ano foram as cervejas apimentadas da Cervejaria Júpiter. Feitas em parceria com a loja especializada em pimentas de Cabrón. Com graduações de picância diferentes, o legal dos rótulos é que a pimenta harmoniza com o líquido e não sobressai ao sabor da cerveja.

Karavelle Brown Porter com chips de Bourbon

28 Cervejas brasileiras de destaque em 2014 8
Para celebrar os cinco anos da cervejaria, a Karavelle uniu cerveja e whisky para lançar uma edição limitada. O rótulo conta com chips de carvalho francês maturados no Jack Daniel’s. Fiquei fã da bebida!

6 O’Clock

Feita em parceria com a cervejaria norte-americana Sixpoint do Brooklyn, a Cervejaria Invicta criou uma cerveja colaborativa, uma American IPA de destaque este ano. Além do sensacional rótulo, o líquido não fica atrás, ideal para começar os trabalhos depois das 6h.

Parabéns a todas as cervejarias e cervejeiros envolvidos e que venha um 2015 com muito mais novidades por aí!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »