25 Cervejas especiais para experimentar

Divulgação/Beer & Bier

Costumo dizer que cerveja especial pode combinar com qualquer situação e paladar, basta você conhecer o rótulo certo. São mais de 120 estilos e diversas combinações possíveis.

+ Clique aqui e assine o Clube Beer & Bier para você ou dê uma assinatura de presente

Umas mais leves, outras mais amargas, algumas com adição de frutas, outras mais alcoólicas. Inúmeras são as possibilidades.


Para comprovar a minha teoria, pedi uma ajuda para os nossos parceiros do clube de cervejas Beer & Bier e resolvi montar 5 situações diferentes com 5 dicas de cerveja para cada uma delas. Confira as nossas sugestões!

Cervejas Alemãs

Arte

Quando o assunto é cerveja, não se pode deixar de lado a vocação e a tradição da Alemanha para o assunto. Exigentes, os alemães criaram a Lei de Pureza, que obrigava os produtores a fazerem a cerveja com somente três ingredientes básicos: água, malte de cevada e lúpulo (na época eles não conheciam as leveduras).

O principal objetivo era evitar que milho, arroz e outros cereais mais baratos fossem usados para a produção da bebida, diminuindo a qualidade da mesma.

Schneider Weisse Tap 5 (8,2% ABV)
Estilo: German Weizenbock

Medalha de prata no Brewing Industry Awards 2011, a cerveja de trigo tem foco no lúpulo e foi feira em parceria com a cervejaria norte-americana Brooklyn. Boa para acompanhar pratos apimentados e exóticos.

Erdinger Dunkel (5,6% ABV)
Estilo: German Dunkelweizen

Com um sabor encorpado de lúpulo e malte tostado, o rótulo ganha uma segunda fermentação dentro da garrafa. A cervejaria, que produz mais de 1,5 milhão de hectolitros, é considerada a maior produtora de weissbier do mundo.

Weihenstephaner Vitus (7,7% ABV)

Reprodução

Estilo: German Weizenbock

A cerveja de trigo, dourada, com leve amargor e aroma de especiarias, já conquistou por diversas vezes o prêmio de melhor cerveja do mundo (World Beer Awards). O rótulo especial passa por um estágio mais longo de armazenagem a frio nos porões da cervejaria, para aprimorar o sabor.

Paulaner Hefe-Weissbier (5,5% ABV)
Estilo: German Weizen

Com a cor amarela turva, notas de banana e cravo, a cerveja é tradicional na Alemanha e exportada para vários países. A cervejaria é patrocinadora oficial do Oktoberfest Fest e do Bayer de Munique, estando presente inclusive nas comemorações de título.

Oettinger Pils (4,7% ABV)
Estilo: German Pilsner

Essa é a pilsen deles e, assim como cá, também o tipo de cerveja mais consumido no país. Conservando as leis de Pureza Alemã, ela é um puro malte, com amargor pronunciado e servida em copos de tulipa.

Cervejas Belgas

Cervejas Belgas

Para resumir o estilo de cervejas belgas em poucas palavras, eu diria que é uma escola com muita inventividade e sem estilos determinados. A Bélgica é considerada o Paraíso das Cervejas, por concentrar em um espaço pequeno (do tamanho do Ceará), mais de mil rótulos diferentes, além de toda a tradição das cervejas de abadia e trapistas.

Delirium Tremens (8,5% ABV)
Estilo: Belgian Golden Strong Ale

O tradicional rótulo do elefante rosa da cervejaria Huyghe é um dos mais famosos do mundo. Um aroma de malte caramelo presente, frutas cítricas como laranja, limão, além de frutas amarelas, como abacaxi e damasco.

Leffe Blond (6,5% ABV)
Estilo: Belgian Dubbel

Produzida desde o século 13 pelos monges da Abadia Belga de Leffe, a marca Leffe é a cerveja tipo Abadia mais consumida no mundo. O rótulo já foi considerado um dos melhores do mundo.

Tripel Karmeliet (8% ABV)

Reprodução

Estilo: Belgian Tripel

Descrição: A Tripel Karmeliet é uma famosa cerveja belga, conhecida pelas suas magníficas e generosas notas florais e cítricas. Ela ainda é fabricada com uma receita de cerveja autêntica de 1679.

Chimay Tripel (8% ABV)
Estilo: Belgian Tripel

Elaborada por monges trapistas na Abadia de Scourmont, Bélgica. Oferece notas aromáticas de banana, abacaxi, maça e uva moscatel. Seguem os aromas do malte com um discreto floral do lúpulo e cítrico do fermento.

Affligem Blond (6,8% ABV)
Estilo: Belgian Blond Ale

A abadia mais antiga em Flandres foi construída no ano de 1074, quando seis cavaleiros arrependidos de suas vidas violentas se estabeleceram em Affligem e adotaram a vida monástica. Para passar o tempo, nada melhor do que fazer cerveja!

Cervejas para Iniciantes

Cervejas Especiais para Iniciantes

Esta lista é feita especialmente para quem quer sair dos rótulos comerciais e dar um ponta pé inicial no campo das cervejas artesanais. São clássicos das escolas cervejeiras que você precisa provar.

Fullers London Pride (4,7% ABV)
Estilo: Ale Premium

A clássica cerveja tipo Ale Premium, ela é vencedora de diversos prêmios por sua cerveja de sabor único e refrescante. Possui uma base de malte diferenciada complementada por um rico balanço com sabores de lúpulos. É a marca mais consumida no Reino Unido.

Guinness (4,1% ABV)
Estilo: Stout

A tradicional cerveja irlandesa é uma ótima pedida para o inverno. A breja do tipo stout tem alta fermentação, é feita com malte torrado, que lhe oferece sua marcante cor rubi-vermelho escura e um paladar tostado. Outro destaque é o tipo de lúpulo utilizado, que confere ao rótulo um balanço entre o amargor e a doçura.

Pilsner Urquell (4,4% ABV)

Pilsner - Cervejas Especiais

Estilo: Pilsner

Essa só é a primeira cerveja pilsen no mundo. Produzida a 90km da capital Praga, a fábrica da Urquell é berço do estilo de cerveja mais consumido hoje no planeta. Em 1842, o cervejeiro Josef Groll criou uma fórmula de uma cerveja loira, límpida e suave, que rapidamente conquistou paladares pelo mundo.

Eisenbahn Pale Ale (4,8% ABV)
Estilo: Belgian Pale Ale

Para quem quiser iniciar no universo do amargor, este rótulo é um bom começo. Tem um adocicado do malte que proporciona notas de mel e caramelo. Conta com um leve amargor e um final seco.

Paulaner Hefe-Weissbier (5,5% ABV)
Estilo: German Weizen

Com a cor amarela turva, notas de banana e cravo, a cerveja é tradicional na Alemanha e exportada para vários países. A cervejaria é patrocinadora oficial do Oktoberfest Fest e do Bayer de Munique, estando presente inclusive nas comemorações de título.

Cervejas para beber no frio

Cervejas Especiais para o Frio

Para os dias frios, as cervejas recomendadas são as de teor alcoólico mais elevado – que promovem a sensação de aquecimento – e sabores mais intensos e complexos. Essas cervejas devem ser degustadas acima de 6 graus para melhor apreciação.

Baden Baden Chocolate (6% ABV)
Estilo: Specialty Beer

Apesar do nome, essa cerveja não leva chocolate em sua fórmula. Para ter o aroma do doce, a Baden Baden ganha cacau na sua fervura e baunilha na sua maturação, além dos tradicionais maltes de cevada e trigo. Conserva um amargor característico dos maltes tostados e lúpulo, e harmoniza com brownie, petit gateau e chocolate branco.

Gauden Bock (6,4% ABV)
Estilo: Bock

O rótulo da cervejaria curitibana aposta no estilo tradicional do norte da Alemanha. Conta com notas de caramelo, baunilha e passas. Final levemente seco. Medalha de Ouro na South Beer Cup 2015.

Colorado Ithaca (10,5% ABV)

Colorado - Cervejas Especiais

Estilo: Russian Imperial Stout

A cerveja de Ribeirão escolhe um estilo genuinamente inglês, com um toque brasileiro: a rapadura queimada. Tem notas de melaço, chocolate, café e baunilha. O final é longo e amargo. A bebida licorosa é uma boa cerveja de guarda, apresentando sabores ao longo do tempo. Conquistou ouro no Festival Brasileiro de Cerveja 2015

Guinness (4,1% ABV)
Estilo: Stout

A tradicional cerveja irlandesa é uma ótima pedida para o inverno. A breja do tipo stout tem alta fermentação, é feita com malte torrado, que lhe oferece sua marcante cor rubi-vermelho escura e um paladar tostado. Outro destaque é o tipo de lúpulo utilizado, que confere ao rótulo um balanço entre o amargor e a doçura.

Old Rasputin (9% ABV)
Estilo: Russian Imperial Stout

Old Rasputin desenvolveu um culto de seguidores por onde é servida. O rótulo ganhou mais lúpulo e maltes tostados. O resultado é uma cerveja de coloração preta, com forte sabor maltado, lembrando chocolate amargo, café e alcatrão. Nota herbal do lúpulo e final seco.

Cervejas para tomar a dois

Old Rasputin - Cervejas Especiais

Que tal reunir-se com sua companheira para apreciar um bom rótulo de cerveja especial? Para aquecer o clima, indicamos cervejas ótimas para tomar a dois. Confira!

Deus (11,5% ABV)
Estilo: Champagnoise

A produção inicia na Bélgica, depois segue para a região de Champagne (França), onde é inserida em garrafas do famoso vinho espumante local. Passa pelo processo de remuage, onde ela é girada diariamente para que os sedimentos da levedura sejam depositados no gargalo. No final, são retirados os sedimentos e é inserida a rolha.

Madalena American Wheat (5,5% ABV)
Estilo: American Wheat

A cerveja paulista é feita com malte de trigo. Conta com uma coloração amarelo palha e proporciona um aroma cítrico. No paladar, o adocicado equilibra-se com o amargor.

Liefmans Fruitesse (4,2% ABV)

Liefmans

Estilo Fruit Lambic

Cerveja Belga do estilo Fruit Lambic, possui uma espuma levemente rosada. O aroma lembra geleia de frutas vermelhas, trazendo notas de morango, framboesa e cereja, além de uma leve acidez ao fundo. O sabor predominantemente é adocicado e com final ácido. O álcool é praticamente imperceptível e muito fácil de beber.

Vedett (4,7% ABV)
Estilo: witbier

No estilo que considero porta de entrada para o mundo das cervejas especiais, este rótulo oferece laranja e limão, com sementes de coentro.

Bamberg Camila Camila (5% ABV)
Estilo Bohemian Pilsener

Inspirada em uma música da banda gaúcha Nenhum de Nós, a cerveja é do estilo Bohemian Pilsener, leve e suave. Motivo para dar as mulheres? A banda afirma que a personagem Camila era amiga dos integrantes e na época sofria violência física e verbal do namorado. A homenagem é uma forma de expressar essa indignação, como um grito de alerta.

+ Clique aqui e assine o Clube Beer & Bier para você ou dê uma assinatura de presente

[TRANSPARÊNCIA] Este post foi patrocinado pela Beer & Bier. Comprando as cervejas dos caras, você ajuda o MHM a continuar crescendo e postando conteúdos deste e de outros tipos para você.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »