Na tentativa de aguçar nossas papilas para apreciar uma fermentada, a nossa indústria da cerveja costuma apostar em comerciais enfatizando mulheres gostosas ao lado das loiras estupidamente geladas.
Para quebrar um pouco esse paradigma, resolvi reunir aqui uma lista do que considero ser as
10 melhores propagandas de cerveja do mundo. Fuja da cerveja e dos comerciais óbvios e curta a criatividade desses caras aí abaixo:
Bud Light – Cerveja e pornô
A norte-americana Bud Light fez esse viral na internet sobre um cara que vai a uma loja de conveniência comprar revistas pornográficas e acaba passando um tremendo constrangimento, sendo humilhado até em rede nacional. Vale a pena conferir!
Andes – Teletransporte
A pequena cervejaria de Mendonça criou uma solução mágica para todos os caras que gostam de ir para o bar com os amigos, mas tem uma patroa brava que não compactua com a ideia. O vídeo mostra um sistema de teletransporte, onde quem entra na cabine fica isolado acusticamente e pode escolher das mais diversas desculpas, que vai de andar com o cachorro até internado num hospital, para que a mulher acredite na história.
Budweiser – Wassup
Este engraçado anúncio que a norte-americana Budweiser criou, transformou em viral e iniciou a moda do Wassup, que se tornou mundialmente conhecida com o filme Todo Mundo em Pânico. Oito anos depois, a propaganda inspirou o anúncio da campanha de Barack Obama.
Amstel – Mulher ou traveco
Grande patrocinadora do futebol, a holandesa fez um anúncio que pegou bem entre os conterrâneos, mas criou um mal-estar na Europa (principalmente na Espanha). Três homens discutem sobre uma determinada mulher, o principal questionamento é descobrir se aquela que olham é uma mulher ou um travesti. Para se certificarem, um vai até a mulher e pedem para ela definir o que é impedimento.
Carlton Draught – The Big Beer Ad
A cervejaria australiana teve que chamar milhares de atores e figurantes para fazer um comercial que viralizou na internet. Ao som de uma ópera, o comercial lembra uma batalha medieval, assim como no filme “Coração Valente”, mas o desfecho foge do combate e impressiona pela precisão e criatividade.
Tooheys – Abrir a garrafa de um jeito original
A cervejaria australiana usou a rivalidade do rugby contra os All Blacks de maneira bem original. Dois grupos disputam para ver quem abre a cerveja do jeito mais foda, ai entra a mulher no meio e resolve a situação surpreendentemente.
Guinness – Divida com os amigos
Eu sei que serei apedrejado pela ala feminina, mas esse comercial da irlandesa Guinness foi muito bem feito. Ele leva o conceito “Divida com os amigos” ao pé da letra. Veja se não é foda!
Stella Artois – Estilo é tudo
Pretendo me redimir com as mulheres pelo machismo da Guinness com esse comercial da Belga. A cervejaria conhecida por propagandas inteligentes e bem humoradas, faz nesse filme uma analogia entre o ritual para servir Stella Artois e os preparativos e cuidados de uma mulher que vai sair. A Itaipava até que tentou copiar a ideia, usando um homem ao invés da mulher, mas com a Belga ai em cima fica até sem graça comparar.
Heineken – Milan x Real Madrid, Champions League
A holandesa Heineken realizou uma ação espetacular em 2009. No dia aconteceria o primeiro duelo entre Milan e Real Madrid, na Champions League, a cervejaria montou uma pegadinha com fanáticos torcedores milanistas. Suas esposas obrigaram a assistir um concerto de música clássica no teatro e, se não fosse o bastante, seus chefes também o convidaram para o evento, no horário da partida decisiva.
No meio do concerto, o telão do teatro começa a exibir frases como “Não é difícil dizer não ao chefe?”, “E para a namorada?”, “Como eles poderiam pensar em perder a grande partida?”. Logo após o quarteto toca o hino da Champions League e o telão passa a exibir o jogo entre Milan e Real Madrid ao vivo no Teatro Alla Scala de Milão. Para fechar com chave de ouro, o time italiano ganhou por 3 a 2.
Quilmes – Igualismo
A publicidade da cervejaria Argentina é baseada em filmes de guerra, onde os generais fazem seus discursos inflamados e motivadores para encher de garra os soldados antes do embate. De lado opostos estão os exércitos masculinos e femininos, cada um defendendo seu ponto de vista sobre o relacionamento.
A grande lição que a cervejaria passa é quando as posições antagônicas são deixadas de lado (machistas e feministas), a convivência fica possível. Excelente sacada!
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso