10 cervejas fortes que você precisa experimentar

Cervejas fortes que você precisa provar

As variações de cerveja existem para agradar todo tipo de paladar e, é claro, para combinar com vários momentos diferentes. Por exemplo: um churrasco com os amigos em um dia quente pede uma lager leve e refrescante. Mas não é esse o tipo de cerveja que você quer apreciar pelo sabor, certo?

+ 25 cervejas que você tem que tomar antes de morrer 
+ 50 rótulos para começar a entender de cervejas especiais

Cada cerveja tem o seu momento e sua harmonização e a vantagem desse tipo de bebida é poder beber alguns copos sem ficar completamente embriagado, já que a maioria dos rótulos não tem um teor alcoólico tão alto. Mas é claro que existem cervejas mais fortes que são bastante queridas por quem curte uma cerveja mais premium e nós vamos falar delas agora!

Existem dezenas de tipos de cerveja e um critério importante para definir o estilo é o teor alcoólico. Cada estilo vai agrupar cervejas com teores alcoólicos próximos, e a maioria deles tem teor alcoólico entre 4% e 10% – sendo que alguns possuem teor de 1 a 2% e outros podem passar dos 10%.

Cada estilo é agrupado por diferentes padrões sensoriais como aroma, paladar e tato. Nós não vamos entrar em muitos detalhes agora, mas as cervejas mais alcoólicas normalmente são as mais amargas, mas a percepção alcoólica pode variar, já que nem sempre o sabor e o aroma do álcool são percebidos por causa da quantidade de malte e de lúpulo na receita.

Nesse caso, o teor alcoólico é sentido apenas na sensação de calor que a bebida provoca, e não no paladar, como, por exemplo, é o caso das cervejas Russian Imperial Stout e Barley Wine.

Mas chega de papo! Veja a nossa seleção e as melhores lojas para comprar a sua cerveja:

Mikkeller Black Imperial Stout Tequila

Cervejas fortes que você precisa provar

Compre aqui.

Por muito tempo essa cerveja foi considerada a mais forte e intensa da Mikkeller e a “cerveja mais forte da Escandinávia”. O seu nome já explica a sua composição: o tipo Black é um blend de cervejas. A primeira é envelhecida e barris de Tequila e outra em barris de Speyside single malts – um uísque de malte escocês destilado em Strathspey no nordeste da Escócia. Depois, tudo é misturado para mais uma maturação.

Se você procura uma cerveja forte – mas bem forte mesmo – e com um sabor absurdamente diferente do que você está acostumado, aposte nesse rótulo. Ela pode ser armazenado para ganhar um sabor ainda mais intenso, mas não é necessário.

No paladar, você vai sentir notas intensas de café – curte uma Guinness? Então, você vai pirar com essa aqui – chocolate, uísque, madeira, baunilha, caramelo e, é claro, álcool.

La Trappe Quadrupel

Cervejas fortes que você precisa provar

Compre aqui

Essa popular cerveja trapista fabricada na Holanda tem um rótulo bastante alcoólico que você precisa conhecer. A Quadrupel é a opção mais forte da cervejaria e uma das favoritas da marca. No primeiro gole você já sente todo o calor da bebida e, por isso, tomar uma dessas em um churrasco de verão não vai ser uma boa ideia. Ela é ideal para um jantar entre amigos ou para beber em um bar durante a noite, já que é bastante rica e intensa nos aromas e nos sabores.

Sua safra – sim, essa cerveja é safrada como os vinhos – e data varia de acordo com o ano do envase e, se você quiser, pode armazená-la por anos (se você souber como conservá-la do jeito certo, é óbvio).

Na hora de beber, você vai sentir aroma de frutas escuras maduras e ela é forte sem ser agressiva. Tem gente que gosta de servir a Quadrupel depois da refeição, como um digestivo, sabe? Mas ela também pode (e deve) ser consumida sozinha.

Brooklyn Local 1

Cervejas fortes que você precisa provar

Compre aqui.

A história da Cervejaria Brooklyn é invejável: ela foi inspirada nas viagens do seu fundador Hindy, que aprendeu a fazer cerveja no oriente médio e, quando voltou para Nova York, chamou seu vizinho Potter para trabalhar com ele. Os dois largaram seus empregos e em meados dos anos 1980 começaram a dar vida para a cervejaria. No começo, as cervejas eram produzidas em parceria com a Matt Brewing Company, e foi só em 1996 que a dupla começou a produzir as bebidas localmente, em uma antiga fábrica no Brooklyn.

Em 1994, o famoso mestre cervejeiro Garret Oliver assinou a produção e, desde então, a marca conquista cada vez mais público ao redor do mundo.

A Local 1 exemplifica bem toda essa história: sua composição é um mix de culturas porque entre seus ingredientes está o açúcar das Ilhas Maurítuis, fermento da Bélgica, maltes e lúpulos da Alemanha e a criatividade norte-americana.

Os aromas mais perceptíveis são os cítricos com toques de damasco. O sabor é leve e mercante e, na boca, a Local 1 até lembra champagne!

Mc Chouffe Belgian Specialty Ale

Cervejas fortes que você precisa provar

Compre aqui.

O rótulo da Mc Chouffe já conta a história da cervejaria: ela foi fundada na região de Ardennes, na Bélgica, e é conhecida como a cerveja do gnomo.

Seu alto teor alcoólico é consequência do tipo fermentação e, assim como as outras que listamos acima, ela também tem aroma e paladar frutado. Uma cerveja escura e bastante cremosa, levemente maltada, com um amargor suave que combina bastante com doces. Se você quer impressionar e mostrar que entende tudo de cerveja, nossa sugestão é servir a bebida para acompanhar uma sobremesa!

Bodebrown Wee Heavy

Cervejas fortes que você precisa provar

Compre aqui.

Se liga no tamanho da lista de prêmios que essa cerveja já recebeu: medalha de ouro no Mondial de La Bière de 2011 e 2013 no Canadá, medalha de prata no Festival da Cerveja de Blumenau em 2013 e 2014, medalha de Prata no Australian International Beer Awards em 2012 e medalha de Bronze no Australian International Beer Awards em 2013. A Wee Heavy é uma clássica Scotch Ale, bem encorpada e não muito amarga.

O malte bem presente deixa seu sabor um pouco doce e, no aroma, dá pra sentir um leve toque de caramelo. Sua cor é marrom-clara e ela foi inspirada na tradição dos monges beneditinos que produziam cerveja na Escócia no século XVIII.

A principal vantagem desse rótulo é o equilíbrio, essa cerveja é ideal para quem não curte nada muito doce e nem muito amargo.

Colorado Vixnu

Cervejas fortes que você precisa provar

Compre aqui

A Colorado é uma cervejaria natural de Ribeirão Preto e é a produção artesanal mais expressiva do Brasil. Se você ainda não provou, precisa experimentar! Seus rótulos já levaram diversos prêmios como, por exemplo, a Demoiselle, premiada no EuropeanBeer Star 2008, na categoria Porter.

A Vixnu leva o nome de uma das principais divindades hindus e é uma Imperial India Pale Ale. Sua mistura de lúpulos americanos com toque da rapadura proporcionam o equilíbrio entre o sabor do malte e as notas cítricas do maracujá.

O paladar é bem amargo e persistente e a gente sugere esse rótulo se você gosta mesmo de cervejas fortes. Para harmonizar, você pode fugir das sobremesas e investir no prato principal, já que a Vixnu combina bastante com queijo gorgonzola, carne de cordeiro e carne seca.

A Vixnu também ganhou medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja em 2013 e 2014, e levou o título de melhor India Pale Ale na Copa Cervezas de America em 2012, no Chile.

Delirium Tremens

Cervejas fortes que você precisa provar

Compre aqui

A Delirium é uma das cervejarias belgas mais importantes e o rótulo Tremens foi eleito o melhor do mundo. Além desse título indiscutível, essa cerveja também tem centenas de medalhas pela sua qualidade e pelo sabor incomparável.

A garrafa já chama atenção, né? Afinal, ela lembra um licor e nem dá pra imaginar que tem uma cerveja lá dentro. No rótulo, o elefante rosa – símbolo da cervejaria – dá o contraste ao azul da embalagem, e a cor cremosa da garrafa faz alusão à espuma da cerveja.

Seu teor alcoólico fica bem equilibrado com os lúpulos da receita os melhores maltes claros. No paladar, você vai sentir um leve sabor de frutas cítricas, flores e um toque de abacaxi, damasco, malte, cereais e caramelo – tudo isso em meio ao picante amargor da sua composição. Enquanto os rótulos anteriores não são tão refrescantes, a Tremens é ideal para os dias quentes.

Enfim, é difícil descrever essa maravilha, você precisa experimentar!

Leffe Royale

Cervejas fortes que você precisa provar

Compre aqui

Se você conhece um pouco de cerveja, sabe que a Leffe é uma das melhores cervejarias do mundo. A sua história é bem interessante, mas vamos dar uma resumida para chegarmos logo ao rótulo Royale: a Abadia de Notre Dame de Leffe foi fundada em 1152, mas foi em 1240 que a primeira cerveja foi criada. Localizada em Namur, no sul da Bélgica, a Leffe era produzida por monges da ordem premonstratenses, e até hoje ela segue uma receita rígida e tradicional.

Durante toda a sua história, a Abadia de Leffe encarou muitos obstáculos: enchentes, incêndios e até um ataque das tropas da Revolução Francesa. Os monges deixaram a abadia em 1794 e pararam completamente suas atividades em 1902. Mas em 1937 ela virou patrimônio histórico e, nesse período, os monges puderam voltar para produzir a Leffe que conhecemos e admiramos.

A Royale é feita a partir de 3 tipos de lúpulo e é uma autêntica Belgian Strong Ale, uma cerveja com espuma generosa e um sabor maltado forte, com notas carameladas e um toque sutil de frutas vermelhas no final. Você pode combiná-la com doces e salgados mas, na refeição, a sugestão dos especialistas é harmonizá-la com uma carne forte, como cordeiro assado.

St. Feuillien Grand Cru

Cervejas fortes que você precisa provar

Compre aqui.

O nome dessa cerveja não lembra um vinho a toa: ela é uma Belgian Golden Strong Ale especial, desenvolvida com lúpulos nobres e com todo cuidado necessário para criar uma experiência fantástica no seu paladar. Dourada e com espuma densa, essa cerveja tem uma presença sutil do lúpulo no aroma. No primeiro gole, você já sente um sabor frutado, o malte e o aspecto floral da bebida.

Ela ganhou medalha de ouro no European Beer Star em 2011 e é extremamente saborosa e leve. Se você quer uma bebida forte no teor alcoólico mas com a leveza de uma cerveja para beber em um churrasco na praia, pode investir na St. Feuillien.

Way Abbey Ale

Cervejas fortes que você precisa provar

Compre aqui

Por último, mas não menos importante, a nacional Way Abbey Ale é uma releitura das cervejas de abadia. Essa Dubbel carrega uma adição de Candy Sugar – que, segundo as explicações dos especialistas, é uma mera calda de cana de açúcar. No caso da Abbey Ale, essa calda foi elaborada pela cervejaria e feita com exclusividade para esse rótulo.

Sua levedura proporciona aromas frutados e um malte caramelizado – assim como as outras cervejas do segmento que citamos anteriormente – e por isso ela é levemente doce. O teor alcoólico, entretanto, é bem marcante, apesar de ser o mais baixo da lista.

Resolvemos indicar esse rótulo por ser uma opção nacional bem forte e surpreendente. Vale a pena experimentar!

 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »