O que olhar na hora de comprar um carro usado

120531-mercado-ab

A compra de um carro usado vale a pena principalmente pelo preço, muito mais em conta do que investir em um 0 km na concessionária. Contudo, existem alguns cuidados na hora de comprar seu veículo para você não se arrepender depois.

Lataria, pintura, interior, motor… Saiba o que olhar na hora de ver um carro usado e tenha certeza de que o negócio que está fazendo é bom de verdade. E não se esqueça: depois de seguir todas essas recomendações, faça um test-drive!

Lataria e pintura

SI Exif

– Procure ver o carro usado no claro, de preferência em ambiente aberto e sem nuvens ou chuva, que podem esconder defeitos na lataria ou pintura. Dê pequenos socos na lata para ver se há o mesmo barulho por todo o carro. Assim você pode ver se há partes em que foi utilizada algum tipo de massa.
– Observe se há algum tipo de marca nos faróis e lanternas. Essas marcas podem denunciar batidas ou trocas dos itens originais..
– Passe os dedos nos vãos entre portas. Verifique se o tamanho desses vãos é exatamente igual ao do outro lado do veículo. Caso tenha diferença, o carro pode ter batido e não foi desamassado adequadamente.
– Olhe o automóvel de frente e apoie seu olhar no para-lama. Dali fica mais fácil de observar imperfeições no capô e desalinhamento das portas. Aproveite que está de frente para o veículo e balance o carro. Se continuar balançando, pode ter problemas na suspensão.
– Olhe o carro por trás e verifique se os eixos estão alinhados e também se há desgaste diferente entre os pneus. Acidentes, buracos e problemas na direção e suspensão costumam desalinhar os eixos.

Interior do veículo

IMG_0615

– Verifique se o interior do veículo tem algum odor esquisito. Anos de uso por outra pessoa podem deixar o carro com cheiro de cigarro, perfume, etc. Você não vai querer isso para o seu carro.
– Dê uma boa olhada no estofado. Bancos e outras partes podem estar rasgados, furados, com manchas e/ou úmidos. Umidade pode significar que o veículo passou por uma enchente ou que tem problemas de vedação.
– Tenha certeza de que o ar-condicionado e os vidros, sejam eles elétricos ou não, estão em bom estado e funcionando.
– Veja se as luzes e outros itens elétricos estão funcionando direito: rádio, sensores, câmera, etc.
– Se o pedal de freio estiver bastante desgastado, significa que o carro tem grande quilometragem – lembre-se que nem sempre a quilometragem indicada no velocímetro é real, pode ter sido adulterada. Verifique também o volante e o câmbio: caso estejam moles demais, sem aquela espécie de atrito que a borracha causa, é porque estão gastos.

Motor

motor-de-carro

– Abra o capô e dê uma boa olhada para tentar detectar partes enferrujadas e amassados na parte de baixo da lataria.
– Verifique o nível e o aspecto do óleo no reservatório. Caso esteja escuro e/ou abaixo do nível, pode indicar que o dono do veículo não é uma pessoa cuidadosa. O filtro de ar também deve estar limpo e relativamente novo.
– Olhe as juntas do cabeçote. Se houver presença de óleo pode significar que a peça teve empenamento.
– Veja como estão as correias e mangueiras. Se tiverem rachaduras, estão em mau estado. Atenção com a correia de distribuição, pois é a mais cara e pode sair uma fortuna para você se comprar um carro com ela danificada. Se a correia for de aço, ótimo.
– Se você ligar o carro e o motor demorar para funcionar, provavelmente os bicos injetores estão entupidos.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »