Modelos de Opala que marcaram história

O modelo é um clássico e, mesmo com sua produção encerrada há mais de 20 anos, ainda mexe com o imaginário de marmanjos

O Opala foi o primeiro veículo de passeio fabricado pela Chevrolet. Produzido de 1968 até 1992 pela montadora, o carro marcou gerações e é objeto de desejo para alguns marmanjos até o dia de hoje. Inclusive, a empresa planeja lançar um novo modelo agora em 2015.

Para matar a saudade e como homenagem a esse clássico, preparamos uma lista com os principais modelos do Opalão que fizeram – e ainda fazem – bonito no asfalto.

O primeiro

Opala 69

Lançado no Salão do Automóvel de 1968, esse primeiro modelo do Opala abriu as portas para que o veículo se tornasse um clássico. Seu sucessor imediato (assim podemos dizer), o SS, é um dos Opalas mais vistos atualmente.

Opala SS

opala-ss-78

No início dos anos 70, a Chevrolet lançou o Opala SS – primeiro o Cupê SS, em 197o, depois o SS de quatro cilindros, em 1974. O modelo é muito buscado por reformadores e fãs de tuning.

Caravan Comodoro

Caravan 70

No fim dos anos, foi lançada a Caravan Comodoro, perua do Opala. Ela acompanharia o modelo praticamente até o fim da produção, contando também com algumas mudanças de design.

Opala – Anos 80

Opala Comodoro 80


Para os anos 80, a Chevrolet reestilizou o carro e apresentou o modelo que já se assemelhava ao famoso Diplomata dos anos 90, que encerrou a linha. A Caravan também foi reestilizada.

Opala Diplomata

Opala Diplomata


A linha Diplomata já era antiga, mas ficou marcada mesmo pelo modelo do adeus para a história do Opala. No fim dos anos 80, o veículo havia recebido câmbio automático de quatro marchas. Em 1992, a Chevrolet produziu o último Opala na fábrica de São Caetano do Sul.

Opala Envemo

Opala Envemo

O Envemo foi uma das produções do Opala junto a fabricantes independentes. Construído em 1971, tinha spoilers, alargadores de pára-lamas e rodas do SS, resultando em um conjunto bem esportivo.

Compartilhe
Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso