Herbie, o Fusca mais famoso do mundo

Herbie

O Herbie está longe de ser o carro mais marcante da história do cinema, mas certamente é o Fusca mais famoso do mundo. E isso graças ao cinema. O pequenino da Volkswagen marcou presença em seis filmes, uma história contada com quase 40 anos de diferença entre a estreia e o mais recente.

O primeiro da série, “Se Meu Fusca Falasse”, foi lançado em 1969. Depois foi seguido por “As Novas Aventuras do Fusca” (1974), “Um Fusca em Monte Carlo” (1977), “A Última Cruzada do Fusca” (1980), o remake de “Se Meu Fusca Falasse” (1997) e, por último, “Meu Fusca Turbinado”, de 2005, estrelado pela atriz Lindsay Lohan.

Vários veículos foram usados ao longo dos filmes para as gravações, algo que foi facilitado sempre pelo baixo custo do carro para a produção. O modelo originalmente é um Fusca 1963 Deluxe Sunroof Sedan, mas diferentes modelos e motores foram utilizados para as gravações das películas. Alterações físicas discretas também foram feitas de filme para filme.

Herbie

Caracterizado pela cor pérola, as listras vermelha e azul e o número 53 no capô, portas e parte traseira, Herbie ganhou esse kit a partir de ideias do produtor Bill Walsh, que trabalhava para a Disney e produziou, entre outras coisas, o sucesso “Mary Poppins”.

O 53 foi escolhido por ser o número que o jogador de beisebol Don Drysdale, do Los Angeles Dodgers, carregava às costas. As cores das faixas, presentes na bandeira norte-americana, foram pensadas para dar um ar patriótico ao carro de acordo com Walsh. A placa também é característica: OFP 857, da Califórnia.

Herbie, um fusquinha com vida própria, chegou até a se apaixonar na série. Em “Um Fusca em Monte Carlo”, se derrete por um Lancia Scorpion de nome Giselle, enquanto no último filme, “Meu Fusca Turbinado”, se encanta por um New Beetle.

Mais de 100 Fuscas foram usados para gravações, eventos e ações promocionais, mas somente cerca de 50 estão em atividade e apenas quatro do primeiro filme sobreviveram. Em um leilão deste ano, um Herbie utilizado nas filmagens de “Monte Carlo” e “A Última Cruzada do Fusca” foi vendido por 126,5 mil dólares, entrando para o hall dos 50 carros de filme mais caros comercializados em leilão até hoje.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »