Cuidados na hora de abastecer seu carro

Depois de bom tempo preso no congestionamento, você encontra um posto de gasolina para abastecer. Entrega a chave para o frentista e, enquanto ele completa, vai na loja de conveniência esticar as pernas e comprar algo para comer.

Apesar de não saber, existem várias formas de você ser passado para trás em um momento como esse. Além de gastar um dinheiro desnecessário, você pode prejudicar o andamento do seu veículo e comprometer a vida útil dele.

Para evitar ciladas nesta situação, confira os principais cuidados na hora de abastecer seu carro:

Escolha o lugar para abastecer

Exceto em viagens, onde você não consegue ter conhecimento da qualidade do posto de gasolina, escolha alguns lugares de confiança e sempre abasteça nele. Evite postos em grandes vias (marginais, rodovias e beira de estrada), pois eles não fazem questão de fidelizar o cliente, podendo alterar a qualidade da gasolina. Não abasteça em postos desconhecidos.

Nem sempre a bandeira conhecida de um posto garante a qualidade do combustível, pois alguns lugares utilizam combustível de boa procedência apenas em época de auditoria.

Etanol ou gasolina?

Qual o combustível tem o melhor custo-benefício? Na hora de escolher como vai abastecer, escolha a velha fórmula: o etanol só leva vantagem se custar 70% do valor da gasolina.

Cuidados na hora de abastecer seu carro 3

Pratique o revezamento entre combustível comum e aditivado

O uso frequente da gasolina comum pode gerar alguns resíduos nas válvulas. Com o tempo e uso, isso aumenta um pouco o consumo de combustível e as emissões. Para reduzir isso, os especialistas pedem para fazer o revezamento do uso da aditivada. A diferença são os aditivos que limpam o sistema de alimentação do motor.

Sem sujeiras e obstáculos no caminho, a mistura entre ar e gasolina acontece de forma mais próxima do ideal, gerando mais rendimento e energia. Ou seja, o carro anda mais e bebe menos. Alguns especialistas defendem que a troca seja sempre que possível, outros a cada três ou quatro tanques. Evite alterar no meio do tanque gasolina e álcool.

Varie os combustíveis

Nos carros Flex, é recomendado mudar de combustível de vez em quando. Isso porque o álcool é um ótimo limpador de motor, enquanto a gasolina serve como lubrificante. A dica é trocar completamente de combustível a cada dez tanques, em média.

Quando a troca for efetuada, o conselho é dirigir por pelo menos dez quilômetros sem desligar até que o sistema reconheça a mudança de combustível.

Cuidados na hora de abastecer seu carro 5

Desconfie do preço

Preços muito baixos ou diferença na média muito elevada em relação aos postos da região pode indicar um posto com gasolina adulterada. Evite.

Todos os elementos fora o combustível não devem ser trocados no posto

O famoso “Posso olhar o óleo?”, apesar de parecer uma ajuda, pode ser um golpe. Com o carro em movimento, o óleo espalha no tambor, sendo impossível verificar a quantidade com maior segurança. Faça isso em casa e com o carro em descanso.

Além disso, o frentista pode não colocar a vareta até o final, mostrando que o óleo está baixo. Além do mesmo poder simular completar o nível com embalagens vazias.

Vale lembrar que os veículos atuais não necessitam da troca do óleo da transmissão (câmbio e diferencial), apenas completar o seu nível. Muitos frentistas acabam convencendo as pessoas que a troca é necessária.

Aditivo no óleo?

O frentista pode tentar convencê-lo a colocar um aditivo para óleo lubrificante, que melhoraria o seu desempenho e reduziria o desgaste. Os óleos lubrificantes de qualidade já vem aditivados na quantidade certa, não necessitando de mais nada. Pense bem, você compraria um refrigerante e colocaria açúcar para tomar?

Cuidados na hora de abastecer seu carro 6

Respeite a rotação do carro

Quer uma grande dica para economizar gasolina e reduzir o desgaste do motor? Sempre respeite a rotação do carro. Andar na baixa rotação prejudica o motor e andar na alta consome mais combustível.

Cuidados com a bomba

Ao abastecer, confira se o frentista está abastecendo com o combustível solicitado. Se pediu gasolina ou álcool, reforce se quer comum ou aditivado. A probabilidade dele escolher o mais caro existe.

Veja também se a bomba está zerada. Muitas vezes, o funcionário pode iniciá-la de um outro abastecimento, ‘roubando’ seu combustível.

Evite a reserva

Não deixe o combustível quase acabar ou não ande muito na reserva, pois além de forçar os sistemas do carro, compostos podem prejudicar o motor. A regra é tentar não andar no último 1/4 do tanque.

Cuidados na hora de abastecer seu carro 2

Não esqueça do compartimento de gasolina

Nos modelos flex, o veículo conta com um compartimento para dar partida, no caso do combustível a álcool. Apesar de ter uma vida longa, não esqueça de conferir se ele não esvaziou.

Problemas comuns que um combustível adulterado pode ocasionar

  • Falhas no funcionamento do motor
  • Instabilidade da marcha lenta
  • Partidas mais difíceis
  • Motor “bate pino” (sinal de pré-ignição)
  • Motor engasga e chega a parar
  • Perda gradativa da potência e do torque
  • Desempenho e rendimento diminuem
  • Maior emissão de poluentes
  • Elevação do consumo
  • Borrachas do sistema de alimentação se desmancham
  • Aumento do depósito de carvão nas válvulas e velas

Como saber se o combustível do seu carro foi modificado?

  • O desempenho do veículo piora, principalmente em subidas
  • O consumo aumenta sem motivos
  • Torna-se difícil dar a partida pela manhã
  • O carro morre no semáforo ou em pequenas paradas
  • O carro começa a bater pino (combustão ocorre em momento errado)

Saiba como eliminar o problema:

  • Limpar o carburador ou bicos injetores de combustível
  • Escoar o combustível adulterado ou limpar o tanque
  • Trocar as mangueiras e conexões de alimentação
  • Substituir todos os filtros de combustível

Colaborou Milena Kosokabe

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »