Carro manual ou automático: qual escolher?

Conheça as características de cada tipo de câmbio e faça a escolha que melhor encaixa no seu estilo de vida.

Saiba diferenças e aspectos a serem considerados sobre os dois tipos de câmbio

Na hora de comprar um carro novo, muitos consumidores ficam na dúvida para escolher entre veículo manual ou automático. Custo, conforto, manutenção… Existem algumas diferenças importantes e coisas que o cliente precisa saber.

Conheça as características de cada tipo de câmbio e faça a escolha que melhor encaixa no seu bolso e na sua preferência para o dia a dia.

Custo

cambio-automatico-2

Carros automáticos custam mais caro que carros manuais. Hoje as montadoras têm lançado veículos automáticos com preços mais acessíveis, porém o valor deles ainda é maior que o de um carro com câmbio manual.

Manutenção

maxresdefault (2)

A manutenção tem dois pontos a serem observados. O primeiro é que o câmbio automático possui peças consideravelmente mais caras que as do manual.

Ao mesmo tempo, o câmbio manual geralmente dura menos que o automático, então você pode ter que trocar as peças do manual algumas vezes antes de fazer a manutenção do automático.

Conforto

traffic-jams

Para quem anda de carro em cidades como São Paulo, com tráfego intenso praticamente todos os dias e em todo lugar, o carro automático pode ser uma boa na questão do conforto.

Além da facilidade pra arrancar, você não vai precisar ficar pisando na embreagem a todo momento pra reduzir e aumentar a marcha.

Autonomia

20100923_4

Há algum tempo, havia uma grande diferença em termos de consumo de combustível. Por fazerem as trocas de marcha em alta rotação, os carros automáticos bebiam muito mais.

Hoje, com a modernização das tecnologias de seus câmbios, o consumo foi reduzido e já é bem parecido ao de um carro manual.

Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso