5 grandes rivalidades da história da Fórmula 1

Senna e Prost protagonizaram uma das maiores rivalidades da história da Fórmula 1, assim como Lauda e Hunt. Relembre outros "pegas" entre corredores

A história da Fórmula 1 reservou e ainda reserva aos fãs da alta velocidade momentos incríveis, grandes vitórias e o surgimento de boas personalidades do esporte. Além disso, as pistas e os microfones viraram cenário para a manifestação de algumas rivalidades épicas entre corredores.

Separamos cinco grandes “pegas” que rolaram entre figuras da Fórmula 1, de Senna e Prost até uma que virou filme de tão intensa – mas só dentro dos circuitos.

Niki Lauda x James Hunt

Crédito: Reprodução

A rivalidade entre Niki Lauda e James Hunt era sim gigante, mas não fora das pistas como retratada em “Rush”, filme de 2013. A dupla é considerada rival principalmente pela disputa acirrada do título de 1976, decidido apenas na última corrida.

Lauda liderava a Fórmula 1 com alguma folga quando se acidentou no GP da Alemanha e sofreu queimaduras no rosto. O austríaco perdeu duas provas e voltou até antes das previsões para tentar evitar a ascensão de Hunt, mas o inglês acabaria sendo campeão com a vitória no GP do Japão, último da temporada.

Ayrton Senna x Alain Prost

Crédito: Reprodução

Definitivamente uma das maiores rivalidades da Fórmula 1 foi protagonizada pelo brasileiro Ayrton Senna e o francês Alain Prost. Primeiro o ciúme de Prost na McLaren, reclamando de tratamento preferencial dado a Senna pela escuderia após perder o título em 1988.

Em 89, com ambos ainda na McLaren, o francês forçou uma colisão com Senna que tirou do brasileiro a possibilidade de título, conquistado por Prost. Em 1990, o troco de Senna, forçando uma batida para tirar o francês (que corria pela Ferrari) da prova e ficar com o título.

Nelson Piquet x Nigel Mansell

Mansell e Piquet

Outra rivalidade envolvendo um brasileiro, dessa vez com Nelson Piquet e o inglês Nigel Mansell. Piquet chegou à Williams em 1986 cheio de moral após ser bicampeão mundial pela Brabham.

Porém, encontrou na nova escuderia forte resistência por parte de Mansell e ambos começaram uma linda inimizade. Piquet chegou a dizer certa vez que a diferença entre os dois era que Mansell “gostava de mulher feia”.

Gilles Villeneuve x Didier Pironi

Villeneuve e Pironi

Durante o GP de Ímola em 1982, a Ferrari havia pedido para que Gilles Villeneuve e Didier Pironi mantivessem suas posições e não corressem riscos na busca pela vitória. O canadense relaxou, ao contrário de Pironi, que ultrapassou e venceu a corrida.

Villeneuve jurou nunca mais falar com o francês, o que cumpriu até sua morte semanas depois no GP da Bélgica, tentando (de acordo com algumas pessoas) bater a pole position justamente de quem? Pironi. Pironi morreu em 1987 durante uma prova de barco.

Fernando Alonso x Lewis Hamilton

Crédito: Reprodução

A rivalidade entre Alonso e Hamilton é mais um caso de ciúmes dentro de uma mesma escuderia, mas merece destaque por ser talvez a principal dos últimos anos e por envolver dois dos maiores pilotos da atualidade.

Contratado pela McLaren depois de brilhar com um bicampeonato na Renault, Alonso não gostou muito do tratamento dado pela escuderia ao inglês, jovem prata da casa. O choque de egos dos dois custou à McLaren o título de 2007, que ficou com Kimi Raikkonen, da Ferrari.

Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso