12 Dicas fundamentais na hora e comprar um carro usado

shutterstock

Com a situação financeira menos favorável, é comum você acabar aderindo a compra do veículo usado a um zero quilômetro. Além de não contar com a depreciação do modelo novo, ele é mais barato e acessível.

Mas, comprar um veículo de segunda mão requer o dobro de cuidados. Para você não ser passado para trás, confira algumas dicas funcionais na hora de escolher um carro usado.

1# Não tenha pressa

shutterstock

Na hora da compra, a última coisa que você precisa ter ou demonstrar é pressa. Faça a pesquisa com calma, não entre na pressão do vendedor e nem demonstre a sua alta necessidade de adquirir o veículo naquele momento. Com isso em mente, você tem mais chances de fazer um bom negócio sem se arrepender.

2# Confira o histórico da marca

shutterstock

Provavelmente, vender não será sua intenção a curto e médio prazo, mas você precisa saber se o veículo que está de olho é difícil para revenda. Pesquise sobre a marca que está interessado, veja se ele está na lista dos carros mais desvalorizados.

Carros que saíram de linha tem alto poder de depreciação porque a manutenção e substituição de peças se tornam cada vez mais difíceis. Cores extravagantes são usados pelas montadoras para lançar os veículos novos, mas eles costumam encalhar nas lojas de usados. Carros brancos ou amarelos sempre despertam disconfiança por poder ter sido usado como taxi.

Nos casos citados acima, só opte pelo modelo se tiver um bom desconto.

3# Prefira os veículos mais desejados

shutterstock

O primeiro ano de um veículo é o que o bólido sofre maior depreciação. Como isto é inevitável, optar pelos modelos com menos desvalorização é uma grande vantagem. O índice aponta que o veículo é visado para compra e tem um bom valor de revenda a médio e longo prazo.

4# Teste antes de comprar

shutterstock

Se com um veículo 0k isto é importante, no usado é mais que fundamental. Apesar de você guiá-lo por um curto espaço, o test drive pode te dar a impressão geral do carro, conforto, sentir a dirigibilidade, se o veículo faz barulhos estranhos de série.

Como o vendedor vai passar somente as vantagens do veículo que ele quer te você compre, uma boa dica é alugar um veículo de locadora para fazer o teste por mais tempo. Escolha o veículo mais velho disponível e você sentirá os efeitos que o tempo faz a determinado modelo.
Algumas concessionárias oferecem um teste drive com o próprio veículo por um tempo prolongado. Pergunte sobre a possibilidade.

5# De olho na quilometragem

shutterstock

Um critério importante na compra do veículo usado é a quilometragem do veículo. Carros com baixa rodagem são mais valorizados pois, além de ter sido muito usado, tem maior conservação e menor necessidade de manutenção.

Redobre a atenção em modelos com alta quilometragem, e faça uma vistoria muito mais minunciosa. Verifique estado de pneus e estepe, bateria e motor.

6# Leve um mecânico

shutterstock

Mesmo que você tem certos conhecimentos com automóvel, é fundamental levar um mecânico de confiança na hora de avaliar e vistoriar um veículo usado. Ele terá a visão mais imparcial, conseguirá observar minuncias e coisas que você jamais veria.

Depois, peça uma opinião sobre o aspecto visual (lataria e parte interna) e mecânico do auto (ruídos estranhos do motor e freio, suspensão e amortecedores, alinhamento e balanceamento).

7# Veja se o veículo não foi batido

shutterstock

Colisões costumam causar avarias que podem desvalorizar, e muito, o preço do auto. Mas, na maioria dos casos, o comprador consegue identificar as cicatrizes que a batida causou.

Para isto, observe o carro durante o dia com o carro seco e limpo. Diferenças na pintura denunciam acidente. Simetria entre as portas, os parachoques e o teto, idem. Ondulações, pequenos amassados na lataria ou diferenças nas quinas do capô são outros sinalizadores.

8# Pesquise a origem do carro

Art Konovalov / Shutterstock.com

Conhecer a procedência do veículo ajuda a saber qual o histórico do auto e que problemas ele pode ter sofrido.

Existe um site onde é possível saber se um carro foi roubado, se sofreu danos em algum acidente, se teve a contagem da quilometragem adulterada, se está alienado ao banco, se foi comprado de locadora ou se foi adquirido em leilão, entre outras coisas. O serviço é pago, mas pode valer a pena na compra do usado.

9# Identifique se o carro não sofreu enchentes

shutterstock

O jeito mais simples de detectar se um carro ficou alagado na enxurrada é prestar atenção no cheiro. Para disfarçar odores, normalmente usam sachês para perfumar o interior do veículo. Até depois de uma boa higienização, você pode encontrar barro ou impurezas depositadas em lugares de pouca exposição.

Fique de olho no estado do estofamento dos bancos e do carpete. Se o tecido estiver estragado, pode ser um sinal do carro ter sido vítima de enchente ou está com problemas de vedação.

10# Analise o estado de conservação geral do auto

shutterstock

Ainda que não tenha sofrido com batidas ou enchente, o carro pode não estar em bom estado. Basta um dono mais descuidado e muitas coisas ficam aparentes.

Pontos de ferrugem nos cantos ou debaixo das guarnições do assoalho indicam problemas de vedação. Verifique se o carro tem extintor, macaco, triângulo, chave de rodas e estepe em condições de uso. Veja se há vazamento de óleo embaixo do carro, se há queima excessiva de óleo no motor ou se há presença de manchas escuras no escapamento.

Para testar a suspensão, dê uma volta em terrenos de terra ou razoavelmente irregulares. Ruídos e estalos vão denunciar eventuais problemas. Outra forma de verificar o estado da suspensão é balançar o carro para baixo segurando pelo parachoque. Se, ao largá-lo, o veículo balançar duas ou mais vezes, o amortecedor está em más condições.

Confira o estado dos pneus. Desgastes irregulares podem indicar problemas com a suspensão ou a falta de alinhamento. Já pneus carecas ou com mais de 60 mil quilômetros rodados precisarão ser substituídos porque trazem risco à segurança. Para verificar o estado dos freios, ouça se há ruídos metálicos no momento da utilização.

Esse será um indício de que as pastilhas estão gastas.

11# Confira as garantias e revisões

shutterstock

Quando você compra um veículo seminovo, normalmente leva com algumas garantias e revisões de fábrica no período que resta. Confira no manual do proprietário se estas revisões estão em dias e cobre por essa extensão.

No caso dos veículos que não tem mais esse privilégio, negocie com o vendedor uma garantida por escrito em uma período maior que 90 dias das principais peças do seu carro (motor, bateria, pneus, amortecedores e freitos). Não tenha vergonha de cobrar, pois quem tem o dinheiro e poder de barganha é você.

12# Se possível, compre o carro de um amigo ou conhecido

shutterstock

Não tem jeito, quanto mais próximo for o dono do veículo, menor é o risco de você ser passado para trás. Isso porque caso ocorra algum problema, você saberá onde cobrar. No caso de não ter um bom modelo disponível à venda nas proximidades, escolha carros de concessionárias. Eles são mais seguros e conta com uma reputação a zelar, carregando o nome da montadora junto.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »