Brasil recebe pela 1ª vez o Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas

A competição é o principal evento mundial do universo cervejeiro e reúne 50 sommeliers de 9 nações

Depois do aumento do consumo de cervejas artesanais no país, o Brasil agora recebe, pela 1ª vez, o Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas.  O evento acontece em São Paulo, em 18 de julho, no Degusta Beer & Food, a maior feira cervejeira em São Paulo.

Idealizada e organizada pela Doemens Akademie, com apoio da Barth-Hass Group, Drinktec e Academia Barbante de Cerveja. O Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas será realizado em duas partes, sendo três pré-eliminatórias e uma etapa final.

A prova final será em uma apresentação ao vivo e aberta ao público. Nesta etapa serão testadas as aptidões dos seis finalistas para todos os conhecimentos típicos de um sommelier de cerveja (estilo da cerveja, descrição sensorial, ocasião de consumo, harmonização, serviço, mercado, entre outros).

Brasil recebe pela 1ª vez o Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas 2

Será uma apresentação de improviso, de até 10 minutos, em frente ao público e que servirá para que o júri internacional avalie e decida qual dos concorrentes será o campeão.

Vale lembrar que em 2013 a sommelière brasileira Tatiana Spogis garantiu o terceiro lugar – desbancando até os alemães na difícil disputa. Colocando a sommelière em destaque no mercado nacional e internacional.

“O número de sommeliers ultrapassou mais de dois mil profissionais em cursos que têm sido ofertados internacionalmente em países como Alemanha, Áustria, Itália, Suíça, Estados Unidos, Brasil e Espanha. O Campeonato promete ser uma excitante competição, casada com deliciosos momentos de imersão no ambiente cervejeiro. Os sommeliers de cerveja ajudam a incrementar o prazer e a qualidade de vida, além de disseminar a cultura das cervejas”, declara Cilene Saorin – sommelière e mestre cervejeira – diretora da Doemens no Brasil.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso