White Russian, o drink do ‘Dude’

Nesses dias de frio, não tem nada melhor que ficar embaixo do cobertor e assistir um filminho com a parceira do lado – no meu caso a noiva. Porque não esquentar o clima preparando um drink pra vocês dois tomarem juntos enquanto o longa rola na TV?

O White Russian é a bebida preferida de Dude

Foi pensando nisso que resolvi indicar um coquetel fácil de fazer e que tem relação com o cinema. É o White Russian, que ficou imortalizado nas mãos de Dude – ‘O Cara’, na tradução para o português -, na obra prima dos irmãos Coen, o The Big Lebowski (1998).

Para quem não acompanhou, o filme de Ethan Coen e Joel Coen fala sobre Dude, interpretado por Jeff Bridges, um sujeito boa praça, vagabundo, pacifista e jogador de boliche, que tem como hábito descansar ouvindo, numa fita K7 em seu walkman, o som de strikes de boliche e da banda Creedence. Na trama, Dude é confundido por criminosos com um ricaço e é usado por ele como bode expiatório para despistar um golpe milionário.

No melhor estilo não estou nem ai com a vida, apesar de passar por todos os problemas, Dude segue a trama tranquilo e fumando baseados, seguindo como lema a frase “Take it easy, man!

Bom, agora que você sabe da história, deixemos ela de lado e vamos ao que realmente interessa, o White Russian. A bebida que tem como sua origem o mito de ser criada durante a Revolução Russa, como um coquetel consumido pelos anti-bolcheviques. Polêmicas à parte, ela começou a ficar conhecida por esse formado na Califórnia dos anos 50, principalmente depois do jornal Tribune, de Oakland, ter publicado sua receita (novembro de 1955).

A receita que vamos indicar foi passada por Paulo Alvarenga, barmen do bar recém inaugurado, Lebowski, na Barra Funda. A casa que homenageia o filme de Dude tem uma boa carta de vodka (mais de 8 rótulos, entre nacionais e internacionais) e o drink White Russian como especialidade. Confira abaixo a receita:

White Russian

Ingredientes:
– Gelo
– 3 partes de vodka
– 1 parte de licor de café
– Completar com leite ou creme de leite

Modo de preparo:
Em um copo baixo (on the rocks), coloque o licor de café primeiro, depois as partes de vodka. Coloque gelo e, por último, complete com leite ou creme de leite.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »