Porque valorizar a Cachaça mais do que o whisky

Reprodução

Os apelidos são muitos dados a uma bebida genuinamente brasileira e que, com o futebol, o samba, a feijoada, dão destaque à nossa cultura por muito tempo. Estou falando da cachaça, a nossa paixão nacional.

Para desmistificar o preconceito que muitas pessoas ainda tem pelo destilado feito pela cana-de-açúcar, resolvemos fazer, com ajuda dos parceiros da cachaça Reserva 51, uma lista de motivos pelos quais você deveria valorizar mais a cachaça do que o whisky.

Vale lembrar que a Reserva 51 é uma cachaça extra premium, envelhecida em barris de carvalho americano, anteriormente usados para envelhecer Whiskey do tipo Bourbon. Confira mais informações no site oficial.

Uma bebida genuinamente brasileira

Reprodução

A cachaça é um produto criado nos tempos coloniais, com os engenhos de cana. Com o tempo, ganhou popularidade em todas as camadas sociais. Por todo país existem alambiques produzindo as mais variadas cachaças e transmitindo, em cada uma delas, um pouco da cultura regional.

Segundo números do Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac), hoje a produção chega a 1,4 bilhão de litros, sendo cerca de 4 mil marcas oficiais e 40 mil produtores, dos quais, 98% são de pequeno porte. Ou seja, a cachaça é um símbolo nacional, refletindo parte importante da história e dos hábitos do brasileiro.

Se o México tem a tequila, a Escócia tem o whisky e a Alemanha tem a cerveja, o Brasil tem na cachaça a bebida símbolo da sua identidade cultural!

Porque a cachaça é diferente de todos os outros destilados

Reprodução

A cachaça é um destilado diferente de todos os outros que existe no mundo. Um exemplo é o envelhecimento, enquanto as outras bebidas são feitas somente no carvalho (no caso do whisky), a cachaça tem 24 opções de madeira além do carvalho para envelhecer, cada um vai conceder uma particularidade única à bebida (bálsamo, umburana, sassafraz, vinhático, pereiro, ipê, jequitibá são alguns exemplos).

A cachaça é apreciada mundialmente

Reprodução

Se você ainda acha que o destilado de cana é uma bebida de inferior qualidade frente a outras gringas, com má aceitação do público consumidor, errou feio! Em solo nacional, ela é a segunda bebida alcoólica mais consumida no país (atrás somente da cerveja).

Em relação ao planeta, a cachaça ainda é o terceiro destilado mais consumido do mundo – perdendo somente para a vodka e o soju – destilado feito de arroz da Coréia e que tem muita aceitação na China e Ásia. O whisky, por exemplo, fica atrás da bebida brasileira tanto no país como fora dele.

Recentemente, o governo dos Estados Unidos reconheceu a cachaça como uma bebida genuinamente brasileira, o que facilita a exportação em grandes quantidades para o país. Além disso, em muitos concursos internacionais de bebidas, a cachaça surge como um dos produtos bastante premiados e elogiados por sua qualidade e sabor autêntico.

Apelidos que só a bebida tem

Reprodução

Água-que-passarinho-não-bebe, amansa corno, água benta, birita, branquinha, canjebrina, caninha, dengosa, marvada, mé, purinha, engasga-gato… esses são apenas alguns dos mais de 400 sinônimos para a Cachaça, a bebida genuinamente brasileira.

Muito mais legal e inventiva a cachaça do que o whisky, que tem suas variações linguísticas uísque, whiskey ou cowboy.

A Cachaça combina com a nossa culinária

Reprodução

Como parte da nossa cultura, a cachaça pode harmonizar com os mais típicos e consagrados pratos da culinária nacional com muito mais facilidade do que o whisky.

Seja acompanhando os mais deliciosos e tradicionais petiscos como ovinhos de codorna, mandioca frita, coxinha e dadinhos de tapioca, até em pratos mais completos, como a feijoada, baião de dois e a moqueca, realçando o gostinho genuinamente brasileiro.

A Reserva 51 é um bom exemplo de cachaça que combina com diversos pratos da nossa culinária.

Produto com qualidade

Reprodução

Esqueça aquela imagem de bebida inferior que você tinha em relação à cachaça.

Hoje em dia, as cachaçarias artesanais brasileiras são capazes de produzir uma bebida que em nada tem a ver com aquele produto barato e muitas vezes menosprezado por sua baixa qualidade.

A bebida genuinamente brasileira alcançou patamares de excelência que a colocam lado a lado das mais finas e sofisticadas bebidas premium da Europa e dos Estados Unidos. Como o whisky, por exemplo.

Ela combina com os mais diversos momentos

Reprodução

Você pode aproveitar uma boa cachaça em diversos momentos e ocasiões. Em uma festa, reunião de amigos, tanto no verão como no inverno. A cachaça Reserva 51, por exemplo, vai bem tanto com temperatura ambiente como gelada.

Outras cachaças, inclusive, podem até servir como base para misturas. Como a Caipirinha, um drink clássico brasileiro feito com cachaça, limão, açúcar e gelo.

Tem um ótimo custo benefício

Reprodução

É importante falar que, além da qualidade, a cachaça proporciona um custo-benefício muito maior que o whisky. Ela pode ser encontrada com mais facilidade no nosso país, por um preço médio mais acessível que o destilado de malte.

Experimente a variedade de sabores e aromas que a Cachaça oferece – ao invés de ficar preso no bom e velho (e muitas vezes caro!) whisky.

A Cachaça é melhor do que o whisky?

Reprodução

No campo da ciência, é possível dizer que a Cachaça é melhor do que o whisky? Um estudo conduzido na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP) tentou responder. Uma das pesquisadoras desse grupo de estudo criou uma cachaça que era submetida a uma bateria de análises conforme seu envelhecimento, desde 2012. A cada mês que passava, essa cachaça era analisada e comparada a 20 marcas de conhaque e de whisky (marcas não divulgadas).

As provas feitas encima dos destilados analisavam cor, aroma, sabor e também eram feitas análises químicas, de elementos como o teor alcoólico e outros vários compostos.

O resultado surpreendeu. Com 1 ano e meio de maturação, a nossa querida e brasileira Cachaça superou as demais bebidas em todos os aspectos.

Apesar da superioridade nos testes não significar exatamente que a bebida é de fato a melhor, apontou que a cachaça conseguiu extrair mais diferenciais da madeira (menos contaminantes e mais marcadores de envelhecimento) que os outros destilados analisados. Esses diferenciais tem um reflexo positivo na parte sensorial da degustação da cachaça.

Se você ainda estava em dúvida, esta é a prova de que você deve experimentar uma boa cachaça!

Conheça a Reserva 51

Reprodução

A Reserva 51 é uma cachaça extra premium, envelhecida em barris de carvalho americano, anteriormente usados para envelhecer Whiskey do tipo Bourbon. A bebida é constituída por 100% de Cachaça envelhecida em recipiente de madeira por quatro anos.

O rótulo conquistou o 5º lugar entre as Melhores Cachaças. O concurso foi elaborado por especialistas e entusiastas do destilado brasileiro, a Cúpula da Cachaça, que selecionou as 50 melhores cachaças do Brasil. A eleição foi feita com 250 rótulos e durou cinco meses.

Além disso, ela foi premiada no Councours Mondial de Bruxelles – Spirits Selection com medalha de Ouro em 2014, e Prata em 2015. Confira mais informações no site oficial.

[TRANSPARÊNCIA] Este post foi patrocinado com a cachaça extra premium Reserva 51. Comprando a bebida, você ajuda o MHM a continuar crescendo e postando conteúdos deste e de outros tipos para você.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »