Mitos sobre bebidas alcoólicas que você não deveria acreditar

Confira as mentiras e realidades sobre o álcool que você vê por aí

Algumas vezes para inibir, outras tantas para incentivar o consumo de bebidas alcoólicas, o fato é que muitos mitos foram criados em torno dos fermentados e destilados.

+ 15 Motivos para beber vinho diariamente
27 Ótimas razões para tomar cerveja

Já comprovamos para vocês que tanto o vinho, quanto a cerveja e o whisky podem ser benéficos ao seu organismo, desde que com um consumo moderado.

Para evitar que você tenha concepções erradas sobre o álcool e não fale bobagem por aí, separei alguns mitos que contamos sobre eles. Pode te ajudar na próxima conversa de bar. Confira!

1# Cerveja dá ‘barriga’

Mitos sobre bebidas alcoólicas que você não deveria acreditar

Mito: Desde que você se entende por gente, ouve rumores de que o fermentado de lúpulo e malte é o grande responsável pelo excesso de peso e pelas barrigas volumosas de muitos beberrões. Mas, você já parou para pensar se tudo isso é mesmo verdade? Seria a cerveja a grande responsável pelo quilos a mais?

Realidade: A famosa saliência abdominal não é causada pela cerveja e sim pelo consumo calórico de substâncias gordurosas. Um copo (250ml) de cerveja standard (encontradas no mercado) contém, em média, 100 calorias. Isso é menos do que um suco de maça (120), leite (134) ou iogurte de frutas (205).

“A cerveja tem sido associada como uma bebida com muita caloria e que faz engordar, o que não é verdade. Se você beber muita cerveja você vai criar uma barriga, mas é a mesma barriga de alguém que beba a mesma quantidade de vinho ou whisky”, disse  Kathryn O’Sullivan, a doutora que conduziu a pesquisa publicada na Scientific Review.

Por isso, antes de culpar a cerveja, olhe para a batatinha frita, o bacon ou os hambúrgueres em excesso que você consome. O responsável pode estar aí.

2# Não existe cura para a ressaca

Mitos sobre bebidas alcoólicas que você não deveria acreditar 8

Mito: você já tentou beber água antes de dormir, Coca, botou para dentro aquele Engov e nada ajudou para curar a maldita ressaca. Até mesmo uma publicação do British Medical Journal divulgou, em 2005, um estudo enfatizando que a bendita cura para este mal era balela.

Realidade: descobrimos que não é bem assim. Obviamente, se você fizer o uso do consumo moderado, não passará por maus bocados no dia seguinte. Mas, como todos têm direito a ter pelo menos um pé na jaca durante a vida, saiba que existem remédios para curá-lo. Uma pesquisa britânica apontou que o sanduíche de bacon é um grande aliado. A combinação de pão com a carne do porco é a que melhor combate a ressaca.

Para beber?

Pesquisadores chineses analisaram a forma como o número de bebidas afetou o corpo metabolizando álcool. Observando 57 bebidas diferentes, incluindo infusões de ervas, chás e bebidas carbonatadas, eles mediram os seus efeitos. Enquanto alguns chás de ervas amenizaram o processo, prolongando assim uma ressaca, uma bebida gaseificada com o nome de Xue Bi acelerou o trabalho da enzima. No resto do mundo essa bebida se chama Sprite (ou soda). Isto significa que este tipo de refrigerante poderia aliviar uma ressaca.

3# Um drink antes de ir para a cama facilita o sono

Mitos sobre bebidas alcoólicas que você não deveria acreditar 4

Mito: Por mais duro e estressante tenha sido o seu dia, tomar ‘uma’ antes de dormir faz relaxar e melhora a qualidade do sono.

Realidade: Você pode acordar se sentindo pior do que antes de dormir. Isto porque nas primeiras horas de sono, seu corpo vai ocupar suas energias metabolizando o álcool ingerido. Até aí, você pode ser influenciado a cair no sono profundo (assim como depois de bater aquela feijoada).

Mas, quando ele terminar de executar a ‘tarefa’, ele vai informá-lo de que você não fez uma boa escolha. Isso virá em forma de pesadelos, roncos, dores de cabeça, problemas digestivos, suores intensos e, é claro, insônia. Se você sofrer de apneia do sono, então, piorou. Ele pode relaxar os músculos da garganta, impossibilitando-o de respirar.

Quer uma dica para dormir bem: que tal realizar uma atividade física antes de ir para a cama? Até mesmo o sexo é bem-vindo.

4# Beber café vai te deixar sóbrio

Mitos sobre bebidas alcoólicas que você não deveria acreditar 5

Mito: Você chega em casa bêbado, sua mãe logo vai para a cozinha e te oferece uma xícara do café, bem forte e sem açúcar, prevendo que ele curará os males da bebedeira.

Realidade: enquanto o café é um estimulante, o álcool age como um depressivo. Boa parte das pessoas pensam que a cafeína sairá vencedora desta disputa, mas não é bem assim. O café não tem o poder de te deixar menos bêbado, só vai torná-lo um bêbado mais alerta. Assim como o energético.

5# Tomar uma aspirina (ou uma colher de azeite) antes de beber previne a ressaca

Mitos sobre bebidas alcoólicas que você não deveria acreditar 3
Mito:
durante anos, muitas técnicas para prevenir ressaca foram criadas e evoluídas. Alguns dos truques difundidos incluí tomar duas aspirinas ou uma colher de azeite antes de beber.

Realidade: aspirina, azeite ou mesmo o Engov agem como paliativos, remediando alguns efeitos e não atingindo diretamente na causa. Alguns ‘truques’ podem até prejudicar mais do que ajudar.

Um estudo da American Medical Association descobriu que ingerir aspirina na verdade diminui a taxa de álcool metabolizado pelo seu corpo. Ou seja, não apenas ela aumenta os níveis de álcool no sangue, como também faz seus efeitos durarem mais. Então se você acorda melhor do que o normal porque tomou aspirina na noite anterior, provavelmente é porque você ainda está bêbado. E embora isso até pareça uma solução ideal agora, você vai mudar de ideia quando a ressaca atingir você no meio de uma manhã de trabalho.

Não existe milagre para acabar com a ressaca. Hidratar-se bem antes, durante ou depois é o caminho. Intercale bons copos d’água entre uma cervejinha e outra. Não vai impedir que a ressaca apareça, mas você conseguirá lidar melhor com ela.

6# Beber mantém você mais aquecido

Mitos sobre bebidas alcoólicas que você não deveria acreditar 6
Mito:
você toma umas e outras, logo acha que a bebida é uma espécie de espinafre do Popeye, fica mais inteligente, forte, além das pessoas em volta ficarem mais bonitas. É somente o álcool enganando seu corpo. Com o fato de se sentir mais aquecido, funciona da mesma forma.

Realidade: sua percepção é enganada pelo álcool. Você até se sente mais quente, com algumas pessoas ficando até com o rosto vermelho quando bebem. Mas isto acontece porque o álcool ocasiona a dilatação dos vasos sanguíneos. Isso leva mais sangue para perto da superfície da sua pele, dando a falsa impressão de você sentir-se mais quente. A consequência é que, com o sangue mais próximo da superfície, mais longe do centro do corpo ele fica, fazendo você perder calor.

Que tal usar uma roupa de frio ao invés de delegar a função ao álcool?

7# Deixa dormir que melhora

Mitos sobre bebidas alcoólicas que você não deveria acreditar 7
Mito
: você está sem saco para carregar aquele seu(sua) amigo(a) que está bêbado(a). Logo, imagina que a melhor solução para que a cachaça saia do organismo dela é um bom e demorado cochilo. Será mesmo?

Realidade: colocar o amigo(a) para dormir depois de ter tomado todas pode ser uma ideia bem prática… mas se você quiser matá-lo(a) afogado(a) com o próprio vômito. Isto acontece porque depois de desmaiar pelo consumo alcoólico não é a mesma coisa que cair no sono. Quem desmaia por uma intoxicação alcoólica dificilmente vai acordar com a necessidade de vomitar.

Se ele(a) estiver deitada de costas, o vômito pode parar nos pulmões. A dica é, se for inevitável o sono, faça com que o ‘pudim de pinga’ deite de lado. Não esqueça de ficar de olho em sua respiração. Se algo de anormal ocorrer, peça ajuda.

Fonte: Cracked, Superinteressante

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »