A melhor forma de degustar uma boa cachaça

A melhor forma de degustar uma boa cachaça - Reprodução

Já passou do tempo em que a cachaça era vista como um produto de qualidade inferior. A bebida genuinamente brasileira ganhou ares de sofisticação e requinte nos últimos tempos, muitos rótulos ganharam fama não só no Brasil, com premiações nacionais, como fora dele.

Além disso, diversos especialistas e entusiastas da bebida buscam conhecimento e técnicas para passar informações ao público para eles gostarem cada vez mais da bebida.

Já apontamos os motivos pelos quais você deveria valorizar a cachaça mais do que o whisky, agora, com ajuda dos parceiros da cachaça Reserva 51, vamos ensiná-lo a melhor forma de apreciar o destilado de cana e ter uma boa experiência com uma cachaça de qualidade.

A Reserva 51 é uma cachaça extra premium, envelhecida em barris de carvalho americano, anteriormente usados para envelhecer Whiskey do tipo Bourbon. Confira mais informações no site oficial.

Como escolher uma boa cachaça

Como escolher uma boa cachaça - Reprodução

A avaliação de uma boa cachaça começa na prateleira. Observe a garrafa, ela deve ser atrativa, demonstrando um cuidado especial do produtor com a apresentação de seu produto.

Com a garrafa na mão, procure as informações básicas do rótulo como: graduação alcoólica, volume da garrafa, origem e principalmente o nº de registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), se não tiver este número, evite.

O visual

O visual - Reprodução

Uma boa cachaça, independentemente da cor (incolor ou amarela) deve ser transparente, translúcida e brilhante. Procure identificar se a cachaça não possui nenhum resíduo em suspensão, nenhum objeto estranho dentro da garrafa.

Em um copo limpo, despeje o líquido. Virando o copo em seu próprio eixo, observe se a cachaça adere na parede, formando pequenas ‘lágrimas’. Se ela escorrer lentamente na parede é um sinal de uma boa oleosidade e graduação alcoólica adequada.

O aroma (olfato)

O aroma (olfato) - Reprodução

Gire o copo para desprender o aroma da bebida e cheire. No caso de uma cachaça de qualidade, ele deve ser suave e delicado, sem agredir o nariz, como a Reserva 51 faz.

O cheiro de álcool é sutil. Nas bebidas novas, o cheiro frutado e de cana é mais presente. Já nas cachaças envelhecidas, o aroma de madeira mostra-se mais presente.

O paladar

O paladar - Reprodução

O momento mais esperado chegou. Não tome em shot de uma vez só. Coloque um pequeno gole na boca e faça com que o líquido percorra todos os cantos. Uma boa cachaça proporciona um toque aveludado no paladar, assim como acontece com a Reserva 51.

O álcool deve estar presente, mas não pode ser agressivo, queimando nossa boca e descendo rasgando pela garganta.

As cachaças de qualidade não descem queimando nem têm gosto adstringente (semelhante ao de banana verde).
Notas adocicadas, com leve acidez devem ser percebidas. A sensação que fica é de conforto, com um leve calor tomando conta de nosso corpo.

Formas de apreciar uma cachaça de qualidade

Formas de apreciar uma cachaça de qualidade - Reprodução

Uma cachaça de qualidade é indicada para tomar tanto em temperatura ambiente, como gelada. Colocando a bebida envelhecida no freezer, ela ficará mais licorosa, proporcionando outras sensações.

Não coloque gelo na bebida. As pedras de gelo disfarçam as propriedades e sabores da cachaça.

Conheça a Reserva 51

 - Reprodução

A Reserva 51 é uma cachaça extra premium, envelhecida em barris de carvalho americano, anteriormente usados para envelhecer Whiskey do tipo Bourbon. A bebida é constituída por 100% de Cachaça envelhecida em recipiente de madeira por quatro anos.

O rótulo conquistou o 5º lugar entre as melhores cachaças. O concurso foi elaborado por especialistas e entusiastas do destilado brasileiro, a Cúpula da Cachaça, que selecionou as 50 melhores cachaças do Brasil. A eleição foi feita com 250 rótulo e durou cinco meses.

Além disso, ela foi premiada no Councours Mondial de Bruxelles – Spirits Selection com medalha de Ouro em 2014, e Prata em 2015. Confira mais informações no site oficial.

[TRANSPARÊNCIA] Este post foi patrocinado com a cachaça extra premium Reserva 51. Comprando a bebida, você ajuda o MHM a continuar crescendo e postando conteúdos deste e de outros tipos para você.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »