Como saber se você está bebendo demais

Reprodução/Netflix

 

Existe um nível saudável para o consumo de álcool. Não beber bebida alcoólica é uma escolha, beber também é.

O ser humano busca formas de se entorpecer desde quando passou a existir na terra. Índios, egípcios, deuses, generais. Ao longo da história, a bebida alcoólica sempre esteve presente de alguma forma e vários estudos já comprovaram que ingerir uma quantidade limitada pode ser saudável, sim.

Então, como saber quando a gente está passando dos limites? O alcoolismo é uma doença extremamente séria e perigosa e, muitas vezes, você pode achar que está bebendo socialmente ou que a quantidade ingerida não vai fazer mal.

Uma instituição médica na Inglaterra chamada A Royal College of Physicians, disse que a melhor maneira para saber se uma pessoa é alcoólatra ou não é entender sua capacidade de parar de beber por pelo menos dois dias.

Um relatório divulgado recentemente pela instituição apontou: “Sabemos que há 1,5 milhão de dependentes alcoólicos no Reino Unido que bebem todos os dias. Se você pode parar de beber dois dias na semana, é um indicador muito bom de que você provavelmente não está viciado em álcool”.

Segundo o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), a quantidade de brasileiros que ingerem bebida alcoólica frequentemente – uma vez por semana ou mais – aumentou 20% nos últimos anos.

Para saber se você é realmente dependente, que tal responder algumas perguntas e tentar analisar seu comportamento como saudável ou prejudicial?

Você usa álcool para curar a timidez?

 

Quando você utiliza o álcool como uma arma psicológica, pode se tornar dependente com maior facilidade.

Com o tempo, seu cérebro pode associar a melhor desenvoltura com o consumo de álcool e, para se soltar, você vai precisar mais e mais da bebida.

Você chuta o balde todo o final de semana?

Existe um consumo diário saudável, mas se você prefere beber todas no final de semana ao ponto de esquecer o que aconteceu durante a noite em vez de tomar duas latinhas de cerveja ou uma taça de vinho por dia, pode estar no grupo de risco. Esse comportamento elimina os benefícios diários do álcool e aumenta o risco de diabetes e doenças no coração.

Você tem limites?

Saber quando parar e conseguir dizer não é uma boa forma de saber se você está viciado em alguma coisa. Quando você diz que vai beber apenas duas latinhas de cerveja ou dois drinks no happy hour, consegue manter sua promessa ou acaba bebendo demais?

Você sente sua memória constantemente sendo apagada?

Créditos: Reprodução
Créditos: Reprodução

 

Aquela perda de memória típica que acontece quando abusamos do álcool pode ser perigosa se acontecer frequentemente.

Pesquisadores explicam que beber demais altera o modo como você se lembra das coisas, pois o álcool interfere em neurotransmissores ligados à memória.

Você coloca suas responsabilidades em segundo plano?

Beber socialmente não é um problema, porém, quando você passa a negligenciar coisas importantes por causa do álcool, pode estar viciado. Faltar na academia segunda-feira de manhã porque bebeu muito no domingo, ou chegar atrasado no trabalho pelo mesmo motivo são indicativos de que algo não está certo.

Estão preocupados com você porque você está bebendo demais?

Quando amigos ou pessoas próximas começam a dizer: “você está bebendo demais”, eles provavelmente estão certos e é hora de você refletir sobre seus atos.

Se você está com vergonha ou tem medo de perguntar para os outros a opinião deles sobre seus hábitos com a bebida, talvez seja um sinal de que você está passando da conta.

O número atual de mortes induzidas por álcool mundialmente é 2,5 milhões. Beba com responsabilidade e se divirta. Mas lembre-se: você controla os seus desejos, e não o contrário.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »