13 Lições que aprendi em (quase) um mês sem beber álcool

Homem resolve interromper o álcool por um tempo e revela as lições do tempo de abstêmio

Responda de bate-pronto qual opção você escolheria?

– 30 Dias sem beber
– 30 dias sem transar

É lógico que a segunda opção é condicional a uma segunda pessoa, mas qual seria o desafio mais hard para você? Já assumo que, com certeza, ficar sem beber é uma tarefa que, para mim, é mais hercúlea do que ficar na seca durante um mês.

Mas, como o homem no fundo é movido por desafios, o guerreiro Jemery Glass do site Supercompressor resolveu encarar a provação. Embora tenha ficado só 23 dias sem consumir uma gota de álcool, assume que a privação pareceu uma eternidade.

Em sua matéria-relato, Jeremy Glass assume que não é um alcoólatra, mas que costumeiramente consome muito álcool. Ele trabalha fazendo review de whiskys e, por isto, a bebida é algo bem presente em sua vida, tanto no meio pessoal como profissional.

O desafio surgiu após uma ressaca brava. Depois das péssimas condições que passou no dia seguinte, ele resolveu ficar um mês sóbrio. Só interrompeu a restrição no seu aniversário. Sobre a experiência, ele resume:

“Era muito mais difícil do que eu jamais poderia ter imaginado e agora eu amo beber mais do que nunca. Isto é o que eu aprendi”.

Quer saber o que ele aprendeu neste 23 dias de privação? Traduzimos do site as lições para você ver:

1# A primeira semana você se sente mal como em Trainspotting

13 Lições que aprendi com (quase) um mês sem beber álcool 2

Quando a decisão ficou clara em sua cabeça e colocou em prática a ação de não beber, sentiu-se incrivelmente excluído dos grupos, como se todo mundo estivesse fazendo uma festa sem chamá-lo.

A impressão que ele teve é de que o seu escritório organizou um happy hour todos os dias depois que ele decidiu parar de beber. Ok, talvez desistir de álcool por um mês não seja a mesma coisa que parar com drogas, mas não foi divertido para ele.

2# Você não vai saber o que fazer com suas mãos

13 Lições que aprendi com (quase) um mês sem beber álcool 3

Um dos maiores problemas que Jeremy teve foi um frio persistente mão esquerda. Ele simplesmente não sabia o que fazer com as mãos quando os amigos estavam bebendo. Honestamente, teve uma vontade começar a fumar novamente.

“Esta tendência de moda de usar calças apertadas faz com que seja muito difícil de colocar as mãos no bolso”, revela.

3# Não beber álcool faz quem tem bexiga pequena chorar

13 Lições que aprendi com (quase) um mês sem beber álcool 4

Quando decidiu parar o álcool, compensou a carência com o consumo excessivo de água. Em todos os lugares que foi, água ou Coca Diet paravam em suas mãos, quase que instantaneamente. Desta forma, a quantidade de líquido que entrou no seu corpo foi absurdamente maior do que sem a restrição. O resultado: ele não conseguia parar de fazer xixi.

4# Conversas movida a bebida não são interessantes, a menos que você beba

Ele até tentou continuar acompanhando seus amigos nos bares e começou a prestar mais atenção nas conversas que rolavam. Conversas que, para um abstêmio, foram chatas e entediantes. Conversas que estimulou dezenas de piadas, trocadilhos divertidos. Se ele tivesse sob o teor alcoólico, ririam de todas elas, é claro.

“Eu me senti totalmente fora de contato e desajeitado, como um pai levando seu filho e amigos para o shopping ou balada”, resume.

5# Não beber poupa uma tonelada de dinheiro

13 Lições que aprendi com (quase) um mês sem beber álcool 7

Ele até imaginou que isso iria acontecer, mas ficou chocado quando se deparou com um excedente de dinheiro no final do mês.

“Era como se todas as pessoas do planeta Terra tivessem me pagado US$ 100 para parar de se divertir por algumas semanas”, brinca Jemery Glass.

6# Ficar sóbrio realmente reduz brigas estúpidas

13 Lições que aprendi com (quase) um mês sem beber álcool 8

“Quero dizer que, definitivamente, não foi uma coincidência que a minha namorada e eu nos dávamos bem melhor durante meu mês que não bebi. Acontece que há melhores maneiras de resolver os argumentos do que gritando em voz alta em um telefone”, aponta Glass.

Talvez a falta de álcool no sangue tenha resultado em uma pessoa menos suscetível a discussões bobas e alterações de humor. Ponto positivo para o relacionamento quando o álcool não está lá.

7# Passeios sóbrios tarde da noite de metrô são realmente estranhos

13 Lições que aprendi com (quase) um mês sem beber álcool 9

Como morava perto do trabalho, ele só usava o transporte público nos fim de semana para ir e voltar do bar. O que ele percebeu foi que fazia mais de 2 anos que ele não voltava do metrô sóbrio. Uma sensação um tanto quanto estranha.

8# Deixar de fumar ou parar de consumir álcool por um tempo é preciso

13 Lições que aprendi com (quase) um mês sem beber álcool 5

É realmente difícil de fazer, e vai necessitar de muito esforço seu, mas deixar fumar ou interromper o álcool por um tempo é realmente necessário se você quer dar um passo atrás, examinar sua vida de uma maneira mais clara e enxergar que os vícios não dominam você.

9# Você realmente vai perder peso

13 Lições que aprendi com (quase) um mês sem beber álcool 12

A barriguinha causada pelo conjunto álcool + junkie food é um problema real e Jeremy percebeu, com  as três semanas sem bebidas, que realmente é muito fácil de se livrar. Durante os 23 dias sem consumo alcoólico, ele perdeu quase 2 quilos.

“Claro, ganhei de volta após a dieta acabar, mas pelo menos eu sabia que podia fazê-lo novamente.

10# Você vira o motivo da piada

13 Lições que aprendi com (quase) um mês sem beber álcool 13

Além das perguntinhas clássicas e da justificativa que você vai ter que dar para estranhos e conhecidos pelo motivo da sua abstinência, você vai virar o centro das atenções e alvo fácil de piadas. De todos os tipos e feito por qualquer pessoa.

“Lembro-me de uma noite em um bar em que eu não conseguia parar de olhar ansiosamente para as garrafas atrás do bartender. Através do meu olhar de olhos vidrados, consegui pedir duas Cocas Diet e o cara me perguntou se eu queria nenhuma ‘bebida de adulto’. Eu bem queria, mas não podia”.

11# Você vai adquirir profundo e sincero carinho pelo álcool

13 Lições que aprendi com (quase) um mês sem beber álcool 10

“Durante um mês, eu não via nada além de garrafas de cerveja geladas, rios de saborosos vinhos a minha frente, além de shots matadores. Era como no final de O Retorno de Jedi, quando Luke vê os fantasmas de Obi-Wan, Yoda e Anakin Skywalker”, exemplifica Jemery Glass.

Para ele, o álcool começou a ganhar um outro significado e relevância. Durante o período de seca, ele continuou tendo miragens com bebidas, como um beduíno sedento e perdido no deserto. Mas, se ele abordasse a missão, estaria enganando a si mesmo.

12# A bebida do aniversário é inevitável

13 Lições que aprendi com (quase) um mês sem beber álcool 15

Para alguém que tem como trabalho degustar bebidas, Jeremy teve que interromper sua abstinência por um fato notório, seu aniversário. Seu grande erro foi não ter calculado isto. Obviamente, não preciso nem falar que os presentes que ele mais ganhou no dia foram líquidos e com um certo teor alcoólico.

“Eu percebi que meu erro grave duas semanas depois de começar e por isso que eu não poderia durar um mês inteiro. Se alguém perguntar, eu fui forçado com um funil”, assume.

13# Não beber por um tempo realmente vai fazer você apreciar beber

13 Lições que aprendi com (quase) um mês sem beber álcool 14

A abstinência levou Jeremy a apreciar ainda mais o lema “Beba menos, beba melhor”. Depois de um detox alcoólico que passou, o seu organismo ficou muito mais sensível ao álcool e ele conseguiu apreciar e distinguir mais os sabores.

“Lembro-me de minhas primeiras bebidas comemorativos de aniversário. Budweiser, Dos Equis, Miller, etc. Era tão bom. Eu sei o que você está pensando que estas cervejas são suaves demais, algo parecido com água com gás (ou mijo). Mas você está COMPLETAMENTE ERRADO. Eu bebi água com gás durante 23 dias e elas não são nada parecidas. Perto dos líquidos não alcoólicos, essas cervejas comerciais são deliciosas realizações humanas”.

E você, conseguiria ficar 1 mês sem consumir bebida alcoólica?

Traduzido e adaptado de Supercompressor

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »